ALIADOS DE BOLSONARO REJEITAM RECUO E EXIGEM ANISTIA TOTAL, COM APOIO DE TARCÍSIO

BANNER CARIRI É ISSO 460x460px (2)
WhatsApp Image 2026-03-05 at 00.05.47
480x480-_Banner_SITE_UBS-ROMEIRAO_2026

Andréia Sadi
G1

Sóstenes cobra uma data para que Hugo Motta paute o tema

Bolsonaristas nos bastidores ajustam os últimos detalhes para o texto que incluirá a anistia ampla, geral e irrestrita aguardam a articulação de Tarcisio de Freitas, que volta a Brasília na semana que vem, para pressionar o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), a avançar com texto no Congresso Nacional.

Nos bastidores, o único ponto que apoiadores de Jair Bolsonaro aceitam negociar é a reversão da inelegibilidade do ex-presidente. Bolsonaro está inelegível desde 2023 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). De acordo com esses aliados, eles aceitam debater somente a restituição ou não de seus direitos políticos. Os demais perdões, defendem, vão ser mantidos até o final.

VOLTA À BRASÍLIA – Um dos apoiadores que seguirá em seu trabalho para que a anistia siga adiante é o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ) afirmou que Tarcísio voltará a Brasília na próxima semana.

O deputado e o ex-ministro de Bolsonaro vai à capital federal para articular o projeto de anistia. Os dois se encontrarão na próxima segunda-feira (15) e querem cobrar de Motta uma data para pautar o tema.

O impasse continua sendo como costurar a pauta para que o Senado aprove. Segundo integrantes do PL, o senador Rogério Marinho (PL-RN) levou a Sóstenes Cavalcante uma sugestão que incluísse apenas os condenados no 8/1, sem os líderes. Após ouvir a família Bolsonaro, Sóstenes mandou avisar que não aceitaria. Davi Alcolumbre busca um texto alternativo.

NEGOCIAÇÕES – Na semana passada, Tarcísio foi a Brasília para conversar com aliados e com Motta em uma tentativa de destravar as negociações sobre o projeto. No domingo (7), o governador de SP discursou no ato da Avenida Paulista convocado pelo pastor Silas Malafaia para pedir anistia para condenados pelos ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023 e por crimes contra a democracia.

Tarcísio também puxou um coro na manifestação para pressionar o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos), a colocar em votação um projeto de anistia. “Trazer a anistia para a pauta é trazer justiça. É resgatar o país.”

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

sobre

Um dia acordei para ‘jornalizar’ a vida com os meus leitores. Nesta época trabalhava no extinto jornal Tribuna do Ceará, de propriedade do saudoso empresário José Afonso Sancho. Daí me veio a ideia de criar o meu próprio site. O ponta pé inicial se deu com a criação do Caririnews, daí resolvi abolir este nome e torna-lo mais regional, foi então que surgiu O site “Caririeisso” e, desde lá, já se vão duas décadas. Bom saber que mesmo trabalhando para jornais famosos na época, não largava de lado o meu próprio meio de comunicação. Porém, em setembro de 2017 resolvi me dedicar apenas ao site “Caririeisso”, deixando de lado o jornal Diário do Nordeste, onde há sete anos escrevia uma coluna social…

© 2022 – CARIRI É ISSO.  by Valdi Geraldo.

plugins premium WordPress