Marcos Peixoto-Caririeisso
Estranho, muito estranho quando temos um senador recém-eleito e que acabou de deixar o governo do Estado Camilo Santana(PT), termos uma técnica em educação reconhecidamente competente e que hoje é nossa governadora tampão como Izolda Cela(PDT), sendo cotados para juntos, tomarem conta do Ministério da Educação no novo governo Lulalá, mas que casos como esses da Universidade Regional do Cariri-URCA- teimam em manchar as suas gestões, sim, pois como aceitar que aquela instituição em dois concursos que fez por último como foi o da seleção de professores universitários( ação cível pública anulação de provas com pedido de liminar/antecipação de tutela) e temos a falar ainda esta semana sobre o último concurso vestibular da novíssima Faculdade de Medicina(aguardem-nos!). Arre égua, estes concursos da URCA têm que tomar bons rumos e não serem freados, brecados, por suspeita de irregularidades, vou te contar…
Isso é o que dá uma universidade ou qualquer outra instituição pública se deixar dominar ou ser vítima de um grupelho que se arvora a comandá-las sem deixar brechas para rodízios de gestão, as famosas danças das cadeiras. Isso é fato ou os que hoje comandam o nosso Estado há mais de 40 anos desarticulam esse patrulhamento perverso ou a reputação e viabilidade de vida de nossa querida URCA irá para o beleléu. Sendo assim, estamos para lá de conversados.
ENTENDA O QUE ACONTECEU COM O CONCURSO DE PROVIMENTO DE VAGAS EFETIVAS NA URCA:
O Ministério Público do Estado do Ceará determinou a suspensão do concurso Urca 2022 (Universidade Regional do Cariri) em Juazeiro do Norte, no Ceará. A seleção visa o provimento de vagas efetivas no magistério.
A determinação do MP, com liminar concedida pela 1ª Vara Cível do Crato, foi ajuízada com ação civil pública e argumenta um possível “atropelo do concurso.”
Segundo o órgão, a organização não está cumprindo com as etapas. Além disso, alega-se uma falta de publicidade e transparência em torno dos atos administrativos, além de violação do direito de recurso por parte dos candidatos.
O que pede o MP
O Ministério Público determina que a comissão do concurso divulgue, em até 72 horas, o link de acesso à prova escrita, além das atas de correção de cada examinador da banca. Isso deve ser feito na área individual do candidato.
E tem mais, a comissão após divulgar o link deve, obrigatoriamente, abrir o prazo para recurso no tocante ao resultado preliminar da prova objetiva, regra que vale para todos os candidatos.
Os recursos deverão ser feitos na mesma área onde os candidatos receberá o link de acesso às provas.
Provas podem ser anuladas?
Por ora, as provas estão mantidas. A decisão do MP apenas determina que a comissão do concurso divulgue os atos necessários e abra o prazo para recurso por parte dos candidatos.
Vale destacar, ainda, que o concurso estrá suspenso e pode ser retomado a qualquer momento.
Concurso Urca tem mais de 60 vagas de professor
Publicado em maio, o edital do concurso da Universidade do Cariri CE oferece 66 vagas para os cargos de professor auxiliar, assistente e adjunto para todos os Campi da Urca (Barbalha, Campos Sales, Crato, Iguatu, Juazeiro do Norte e Missão Velha).
Além das vagas imediatas, há 118 cargos para os demais classificados em cadastro, para convocação de acordo com a demanda Universitária.
As oportunidades são para as áreas de Teatro, Artes Visuais, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Química Biológica, Medicina, Construção Civil, Engenharia de Produção Física, Matemática, Educação, Direito, Economia, Ciências Sociais, História, Línguas e Literaturas, Geociências e Turismo.