
O vereador de Fortaleza Inspetor Alberto (PL) foi condenado pela 13ª Vara Criminal de Fortaleza a um ano e seis meses de detenção pelo crime de calúnia contra o ministro da Educação, Camilo Santana (PT). A decisão ainda prevê pagamento de multa, cujo valor será definido posteriormente. 
A condenação é relacionada a um vídeo publicado pelo parlamentar em 2022, durante o período eleitoral, no qual ele associava Camilo Santana a supostos casos de corrupção e afirmava que desejava vê-lo “preso e algemado”. Segundo a Justiça, as declarações extrapolaram os limites da crítica política e atribuíram falsamente ao ministro a prática de crimes sem apresentação de provas. 
Na decisão, a juíza Sandra Helena Fortaleza de Lima destacou que a liberdade de expressão não pode servir de proteção para acusações criminosas sem comprovação. A magistrada também rejeitou a tese de imunidade parlamentar apresentada pela defesa, entendendo que as falas não tinham relação direta com o exercício do mandato. 
O Ministério Público do Ceará se manifestou favoravelmente à condenação, sustentando que houve imputação falsa de crime ao então candidato ao Senado. A pena foi agravada pelo uso das redes sociais na divulgação do conteúdo.






