Presidente do partido de Jair Bolsonaro e cacique da maior bancada eleita da Câmara, com 99 deputados, Valdemar Costa Neto anunciou que o PL, apesar do adesismo a sucessivos governos, desta vez fará oposição construtiva ao presidente Lula da Silva.
A maioria desses parlamentares vem do Nordeste. Levantamento do Globo mapeou 25 parlamentares eleitos pelo PL que não fizeram campanha para Bolsonaro no segundo turno, parabenizaram Lula publicamente pela vitória ou que já foram aliados do PT. Desse total, 21 são da região onde Lula venceu de forma esmagadora.
No auge do acirramento da disputa entre o petista e Bolsonaro, no segundo turno, 12 deputados eleitos pelo partido do atual presidente se abstiveram de pedir votos para ele nas redes sociais. Depois do resultado, outros cinco correligionários de Bolsonaro não seguiram seu posicionamento e reconheceram explicitamente a vitória de Lula, inclusive parabenizando o presidente eleito.
Alguns já dizem abertamente que o diálogo é “necessário”. Yury do Paredão (CE) deu parabéns a Lula e declarou que na Câmara apoiará “todos os projetos que visem a melhorar a vida dos brasileiros”.
Yury só precisa ter cuidado com o que pensa o eleitor juazeirense, pois o seu futuro colega na Câmara dos Deputados, Domingos Aguiar Neto(PSD), tentou ambiguidade no comportamento, ou seja, no Ceará apoiava integralmente o governo petista de Camilo Santana, mas a nível nacional era apoiador intransigente do presidente Bolsonaro. Nas urnas, saiu mais quebrado que arroz de terceira, pois seu pai saiu derrotado para a vice-governadoria do governamentável Roberto Cláudio(PDT), sua mãe Patrícia Aguiar que se cuide, pois os petistas vão vir com dois quentes e dois fervendo para tomar a prefeitura de Tauá e demais cidades da Região dos Inhamuns , bases maiores dos Aguiar.
Em Juazeiro do Norte temos o exemplo do Nelinho de Freitas(MDB) que foi eleito deputado estadual vestindo a roupagem oposicionista no Ceará para logo mais encontrar uma vaguinha embaixo do guarda chuvas do poder estadual. Resultado disso foi que durante a sua trajetória política foi barrado no baile sucessório juazeirense(eleições municipais de 2020) e nas últimas eleições gerais(2022) tentou voar mais alto, ou seja, abiscoitar uma vaga na Câmara Federal. O fato foi que colecionou mais uma derrota em sua trajetória política. Hoje está sem mandato, completamente descoberto em termo de segurança política e isso não é bom para um jovem político que despontava com uma carreira meteórica e promissora.
O certo é que devemos esperar com a máxima tranquilidade os caminhos que irá tomar o jovem empresário Yury do Paredão, pois de todos os candidatos a deputado federal romeiros que disputaram a última eleição ele foi o único a se beneficiar com o benefício de um mandato. Vai depender dele, exclusivamente dele, o seu sucesso ou insucesso político. Dizem os mais entendidos que política não é para principiantes. Sendo assim, estamos para lá de conversados. Sorry periferia!!!!