O ex-presidente Donald Trump venceu o primeiro teste para nomeação pelo partido Republicano na corrida à Casa Branca. A disputa interna entre os pré-candidatos começou nessa segunda, 15, com o caucus de Iowa.
Com cerca de 99% da apuração concluída, Trump tem 51% dos votos, o que lhe rendem 20 delegados para convenção nacional republicana. O segundo colocado é o governador da Flórida, Ron DeSantis, que ficou bastante distante de Trump na disputa, com 21% dos votos. A ex-governadora da Carolina do Sul, Nikki Haley, ficou em terceiro lugar com 19%.
A vantagem inédita de Trump para o segundo colocado, com 30 pontos porcentuais e mais de 50% da preferência do eleitorado republicano no Estado, indicam o tamanho da vitória de Trump. Ele venceu em todos os condados, dos mais rurais e religiosos às cidades maiores. Nunca uma vitória foi tão ampla em Iowa e dá ao ex-presidente fôlego para a próxima disputa em New Hampshire, um Estado mais moderado.
Haley, por sua vez, ficou atrás de DeSantis, o que dificulta seu plano inicial de tentar vencer em New Hampshire e prolongar a disputa. Com os resultados da noite de terça, fica mais provável uma vitória fácil de Trump na disputa pela nomeação.
“É hora de nosso país se unir”, disse Donald Trump em discurso depois da vitória que o consolidou como o líder conservador para a eleição presidencial de novembro.