
Quando este colunista era criancinha e aparelho de TV era novidade para muitos e quem os tinha em casa era uma classe privilegiada, lembro-me que a gente ganhou de meu pai uma dessas TVs Preto e Branco. À noite os vizinhos que não as possuíam acorriam todos lá para minha house ou para as de mais dois ou três vizinhos privilegiados com a novidade no Brasil, sim, pois aparelhos de TVs já existiam há mais tempo nos Estados Unidos e em muitos países da Europa, mas aqui em nosso País, principalmente no Nordeste, só vieram aparecer timidamente na década de 50 e, a partir da de 60, espalharam-se mais. A gente morava na rua Coronel Raimundo Lobo, mais conhecida como Rua da Cruz, chamavam-na assim, pois a linha férrea passava pertinho e muitos viviam sendo atropelados e mortos pelo famoso Cavalo de Ferro. Bom saber que muitos pinguços costumavam capotar bem estiradinhos nas linhas férreas, ai, já viu, homem e mulher na linha o trem pega!
Este vosso escriba quando chegava no Grupo Escolar passava a hora do recreio contando aos coleguinhas desprovidos dessa novidade como tinham sido o desenho animado e os programas de calouros que na época não haviam muitos. Bonanza, Rin Tin Tin, Perdidos no Espaço, Pato Donald, Tio Patinhas, Pateta, Mickey, Margarida, Minie, estes eram na realidade os nossos maiores artistas de TV.
Como hoje em dia a programação de TV a gente assiste até pelos celulares, foi então que voltando na manhã de hoje de Juazeiro do Norte, eis que recebi um clip contendo seu Assis Mangueira com o auxílio luxuoso do cantor Waldonys. Pois não é que o empresário romeiro arrebatou uma sanfona danada de boa e pôs-se a tocar e a cantar um jingle arretado falando sobre as propriedades do Sabão Juá. Assisti a proeza por completo, mas fiquei na dúvida se a sanfona nas mãos de seu Assis estava sendo manuseada ou se era apenas jogo de cena. De uma coisa fiquem certos: a voz era dele(até bem entoada), mas acho que a sanfona, era mesmo só onda, pois o funfunfum safoneiro estava saindo mesmo do teclado presente na ocasião. Vou te contar…
Vamos à apresentação artística de seu Assis Mangueira e sua Sanfona de Ouro:
