Dizia o saudoso ex-governador do Rio de Janeiro Leonel Brizola que político esperto é todo aquele que trata esta atividade como se estivesse comendo um prato de papa, ou seja, tem que se começar pelas beiradas para aos pouco ir se chegando ao miolo, pois só assim não se corre o risco de queimar a boquita. Bom também saber que Winston Churchill, ex-primeiro ministro do Reino Unido, sempre dizia que “a política é quase tão excitante como a guerra e não menos perigosa. Na guerra a pessoa só pode ser morta uma vez, mas na política diversas vezes.”
Samuel que é o único filho do ex-prefeito do Crato e ex-deputado federal por vários mandatos, advogado Ossian de Alencar Araripe, que enveredou nesta onda que se entranhou em seu corpo e está difícil de se safar. Dizem os mais entendidos do assunto que política é a cachaça mais difícil de se abandonar.
Samuel Araripe iniciou o seu périplo político disputando sem sucesso uma cadeira de deputado federa com a nítida vontade de suceder o pai na Câmara Baixa do País. Logo depois foi convidado por Walter Peixoto para disputar a Prefeitura do Crato na condição de seu vice-prefeito. Desta vez a ideia vingou e os dois foram eleitos numa boa. Descobriu a oportunidade de enfrentar Waltinho nas eleições municipais vindouras, dai iniciou a abertura de espaços que dessem vasão a seu instinto político. Angariou apoios importantíssimos nas esferas políticas estadual e municipal e conseguiu chegar lá. Ganhou a eleição prefeitural e mais, conseguiu mais um repeteco de mandato, ou seja, ficou oito anos mandando no terreiro cratense. Findado o seu reinado, convocou o advogado Cícero França, à época seu chefe de gabinete, para lhe suceder, obtendo um péssimo resultado por tomar esta decisão tão mal traçada.
Não conformado com esta derrota, veio atrás de recuperar o prejuizo. Não era a hora e vez para tal aventura, pois os seus planos neste aspecto foram suplantados pela ascensão ao poder do atual prefeito José Ailton Brasil que conseguiu todo apoio do Governo Estadual para tal missão. Mas agora parece que o filho político do Ossian Araripe aprendeu a lição e anda enxergando algo além no horizonte que não só os aviões de carreira, por isso vem fazendo uso do seu fiel binóculo político buscando desvendar este mistério.
Disse-me ele que a partir de agora estará muito mais presente no Crato e que se for convidado vai até para casamento de raposa em dia ensolarado que costuma mesmo com sol cair uma chuvinha gostosa. Foi isso que aconteceu neste último final de semana passado, andou adoidado pelo Crato, de bar em bar, de mesa em mesa. tomando cachaça, bebendo cerveja, falando com um e com outro, enfim, fazendo o que todo político pretensioso costuma fazer: se misturando com a massa, ou melhor, junto e misturado como costuma dizer a nossa gente simples e legal. Para ilustrar esta nossa conversa, mostraremos cenitas de um almoço que o danisco do Samuel Araripe participou neste último final de semana no populoso bairro do Seminário, na casa da professora Eliane que é sua fiel correligionária e que boi enxerido não lambe:
![](https://caririeisso.com.br/wp-content/uploads/2023/07/f7c451e3-f245-43bd-bee6-203a927a9bcb.jpg)
![](https://caririeisso.com.br/wp-content/uploads/2023/07/fd3d64a9-ce52-4dd1-b5a1-a28415c05219.jpg)