Os chefes do poderes executivos do Triângulo Crajubar estão vivenciando momentos de céu de brigadeiro, sem turbulências em relação aos legislativos de suas cidades. E isso é muito bom, pois demonstra sinais de amadurecimento por parte da classe política local.
Mas esse excelente astral já era previsível desde o dia da posse dos eleitos, pois as câmaras municipais de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha elegeram suas mesas diretoras tratando de colocar as divergências de lado. Fazia tempo que não se via eleições nessas casas legislativas sem disputas e até eivadas de ameaças e contra ameaças. O Triângulo Crajubar ofereceu resultados unânimes para os três presidentes.
CRATO
No Crato o vereador Matheus Leite(PDT) foi eleito, vem mantendo ao seu lado todos os demais colegas e a sua relação com o prefeito André Barreto(PT) promete ser das mais tranquilas e colaborativas durante os próximos quatro anos. O alcaide cratense com o seu equilíbrio e vontade de acertar, desde o início se posicionou ao lado do Matheus que ganhou a presidência da Câmara Municipal sem discrepância alguma de seus demais colegas. E isso foi muito bom, pois sente-se neste neto do ex-vereador Antonio Leite uma sintonia imensa com o novo prefeito cratense, os dois são jovens, dotados da boa astúcia, cada um desejoso de galgar muito mais na seara política e o Crato todo dando aquela força para que os dois sigam até o final dos atuais mandatos com essa garra indomável.
JUAZEIRO DO NORTE
O prefeito Glêdson Bezerra está com tudo e não está prosa quando o assunto é legislativo. Para quem como ele vivenciou na qualidade de vereador momentos de tormenta e até mesmo presidentes daquela Casa se envolverem com a Polícia Federal(Ufa!) por maus feitos, tem mais é que enaltecer e curtir esse momento de compliance. Conversando ontem com o prefeito romeiro este me falou que vem observando com desvelo a figura de Felipe Vasques e denotando que o mesmo é tranquilo, tem linhagem, altamente manso, articulista e dotado de boa inteligência. “Essas suas qualidades estão colaborando para que algo de muito forte nos uma politicamente,” analisou Glêdson Bezerra.
BARBALHA
Já em Barbalha a situação é de completa harmonia. O prefeito Guilherme Correia Saraiva(PT) conseguiu um repeteco de mandato naquela maciota, pois tinha para tanto muitos panos para as mangas. Venceu as últimas eleições impondo aos adversários uma derrota para lá de desestimulante, fruto da entrega do que prometeu ao povo na sua primeira aterrissagem na chefia do Poder Executivo barbalhense. A eleição para escolha da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal foi “tranquilex”, pois da mesma forma que aconteceu em Crato e Juazeiro do Norte o mesmo se deu em Barbalha. Além dos treze vereadores que fazem parte de sua base de apoio o prefeito conseguiu os quatro que foram eleitos pelo campo oposicionista e tem mais, pelo que tenho observado, os edis de oposição estão querendo pedalar mais vigorosamente, ou seja, alimentam um desejo de se integrarem completamente à base do apoio da situação municipal. O presidente eleito foi o edil Dorivan Amaro(PT). Diante disso e mais aquilo o jovialíssimo prefeito Guilherme Correia Saraiva está naquela base quando se fala de seu presente astral político: “Red bull dá asas…”