

Ex-governador Lúcio Alcântara
Vamos contar a trajetória do médico e intelectual Lúcio Alcântara a partir do ano de 2002, quando foi eleito governador do Estado apoiado que foi por Tasso Jereissati e numa disputa acirradíssima com o deputado federal petista José Airton. Apesar de ter um governo com boa aprovação, em 2006, foi derrotado por Cid Gomes no primeiro turno. Descobriu na época que houve uma manobra do PSDB, seu partido, e do Tasso Jereissati para eleger o irmão caçula dos Ferreira Gomes que havia se afastado de política para no começo de 2005, mudar-se para Washington, no Estados Unidos, onde exerceu a função de consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento(BID). Também aproveitou para Visiting Scholar na Law School de Harvard e Fellw no Center for International Affairs. Depois de ser aceito em ambos ele optou por ser Visiting Scholar na Harvard Law Scholl.
Quer dizer o homem além de bem preparado, armou um esquema político com o irmão Ciro Gomes e o seu guru da época Tasso Jereissati e conseguiram desestabilizar por completo a reeleição de Lúcio Alcântara.
FILME SE REPETINDO
Agora não tem BID, Havard, Tasso Jereissati e a desestabilização política do governo estadual de plantão parece que está se repetindo, tendo agora como vítima o governador Elmano de Freitas. Cid no primeiro ato se disse rompido com o atual governador, desistiu da reeleição a senador e numa intervenção de bastidores, aceitou rever o rompimento com o Elmano de Freitas em troca de algumas gentilezas políticas oferecidas a ele e ao seu grupo.
Mas o que vemos é um Cid Gomes tentando reconstituir em 2026 o cenário de 2006, quando numa artimanha política conseguiu arrancar a reeleição do então governador Lúcio Alcântara, trazendo para a sua candidatura ao Governo o então senador Tasso Jereissati, homem que havia posto Lúcio Alcântara no Palácio da Abolição e dai em diante foi trazendo passo a passo outras figuras de proa da política cearense. Deixaram o esquema político de Alcântara só a carcaça.
FILME SE REPETINDO II

Cid Gomes bateu este flash na semana passada com a turma do Roberto Cláudio e do Ciro Gomes
O seu ziguezague político está grande, o alinhavado político também, pois semana passada Cid Gomes fez as pazes com o ex-prefeito de Fortaleza e candidato derrotado a governador nas eleições passadas, mister Roberto Cláudio, que está na incumbência de fazer as suas pazes com o seu irmão Ciro Gomes. Camilo Santana por assistir passivo toda essa movimentação, cogita-se que deve apoiar essa estratégia de seu tutor político, deixando o governador Elmano de Freitas com a forte sensação de que será a outra vítima no Ceará do famoso efeito Orloff, ou seja, eu sou você amanhã(eu serei Lúcio Alcântara do amanhã),
Mas por enquanto essas minhas boas traçadas linhas são apenas conjecturas políticas, porém, sem perder de vista que para redigir e consubstanciar este artigo, realizei consultas a alguns políticos e jornalistas amigos. Sendo assim, estamos para lá de conversados. Sorry periferia!!!!
