O projeto “Estou aqui”, promovido pelo Instituto Revoar e as urnas Rigon, realiza diariamente uma escuta acolhedora de apoio às pessoas que estão passando pelo luto, visto que o luto é qualquer perda significativa, uma ruptura que sentimos em vários momentos da nossa vida. É um 0800 que as pessoas podem ligar para conversar com um de nossos voluntários de forma segura e no anonimato.
Os atendimentos acontecem de remotamente, todos os dias, nos horários de 19h às 22h. “Diante dos momentos difíceis que o Rio Grande do Sul está enfrentando, buscamos propagar o amparo emocional e uma escuta de amor e apoio”, declara Elaine de Tomy, psicanalista e vice-presidente do Instituto Revoar, braço social da Rede Memorial Fortaleza.
Idealizado por profissionais, o grupo social realiza atendimentos desde 2022 e já conta com um time de 16 especialistas. “Para ser voluntário, basta ser estudante ou um profissional dos cursos de psicologia, serviço social, pedagogia ou psicanálise”, conta. “Com empatia e escuta ativa, conseguimos guiar a jornada da pessoa enlutada, ajudando a enfrentar cada fase do luto”, finaliza.