No segundo turno das eleições presidenciais, ao menos sete prefeitos do Ceará declaram apoio à candidatura à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL). Apesar das declarações feitas até aqui, a maioria dos gestores municipais do Estado votará no ex-presidente Lula, do Partido dos Trabalhadores.
No primeiro turno da campanha, Lula ganhou em todos os 184 municípios cearenses, obtetendo 3,5 milhões dos votos, ou 65,91% dos sufrágios registrados nas urnas. Bolsonaro, o segundo colocado, teve uma votação de pouco mais de 1,3 milhão, ou 25,38%.
Nos últimos dias, porém, alguns gestores municipais cearenses declararam publicamente apoio a Jair Bolsonaro neste segundo turno, inclusive, participando de eventos, como a chamada “Caravana Nordeste”, que tem sido encabeçada por deputados bolsonaristas eleitos para a próxima Legislatura.
Na noite da quarta-feira (19), o prefeito de Juazeiro do Norte, maior Município da Região do Cariri, Gêdson Bezerra, declarou voto em Jair Bolsonaro neste segundo turno. No primeiro turno, apesar de não ter se posicionado, ele afirmou ter votado em Ciro Gomes (PDT), que ficou na terceira colocação na disputa presidencial no Ceará. O gestor, inclusive, confirmou presença na “Caravana Nordeste” no Município.
Além dele, outros gestores municipais também se posicionaram favoráveis à postulação de Jair Bolsonaro. Uma das primeiras a declarar voto no presidente neste segundo turno foi a prefeita de Nova Russas, Giordanna Mano, esposa do deputado federal Júnior Mano (PL), que tem sido um dos principais defensores da candidatura de Bolsonaro à reeleição.
Bolsonarista
Outro que está engajado na campanha no Estado é o prefeito do Eusébio, Acilon Gonçalves, que preside o Partido Liberal no Estado. Ele é um dos coordenadores da candidatura bolsonarista no Ceará. Outros que aderiram ao nome do presidente são: Jonas Muniz, de Cruz, Marquinhos Tavares (Itaitinga), Ricardo Silveira (Quixadá) e Valdi Coutinho (Independência).
O prefeito de Aquiraz, Bruno Gonçalves, que é do PL e filho de Acilon Gonçalves, não se posicionou sobre os dois candidatos na disputa neste segundo turno. Outro que esperava-se um posicionamento mais alinhado com a candidatura bolsonarista e não o fez até o momento foi Roberto Pessoa, prefeito de Maracanaú. Sua filha, a deputada Fernanda Pessoa (UB) já declarou neutralidade quanto às candidaturas de Jair Bolsonaro e Lula.