Tem muita gente se arvorando em Juazeiro do Norte tendo em vista a disputa do pleito municipal de 2024. Arnon Bezerra com o filho Pedro Augusto(ambos do PDT) perderam a batalha, mas não perderam a guerra, pois liderança política é como fogo de monturo, demora a apagar, às vezes até pega alguns de surpresa por pensarem que as labaredas por baixo das cinzas estão apagadas, mas não, elas estão mais acesas do que nunca. Portanto…
O prefeito Glêdson Bezerra(Podemos) vai para a reeleição e deve, a partir de agora, começar a uniformizar a sua base de apoio e ampliá-la para se fortalecer no sentido de quebrar um tabu na cidade romeira de que prefeito não se reelege. O alcaide juazeirense é modelo no quesito honestidade e isso já é contará muito, tem enfrentado resistências enormes pela maneira de administrar sem loteamento de poder. E não pensem que essas pressões partem apenas dos vereadores de oposição, mas de variados setores políticos e civis da sociedade. O prefeito tem feito um trabalho revolucionário nos setores de educação e saúde e se deixarem o homem trabalhar, leia-se Câmara Municipal, o empréstimo de 500 milhões que vem pleiteando e que até já recebeu o aval do Senado da República, caso isso se consume positivamente, isso irá lhe oferecer condições plenas de realizar obras de infra-estrutura urbana, porém(sniff!!!) o legislativo municipal teima em complicar a justa operacionalidade do mesmo. A população romeira sabe que não existe pecado do lado debaixo do equador e que o seu prefeito não tem a mínima intenção de fazer um pecado rasgado, suado, a todo vapor com esta dinheirama, mas vem avisando que não deixará que lhe escrachem, façam-lhe de capacho, teu cacho um riacho de odiosidade, pois quando é lição de esculacho, olha aí, sai de baixo que ele é professor. Uaaaaauuuuuuu!
O que se fala a boca amiúde é que o deputado estadual recém eleito com um número significante de votos, mister Fernando Santana(PT), por não poder disputar a presidência da Assembleia Legislativa em nome do respeito que garante ter ao atual Evandro Leitão(PDT/deverá disputar a reeleição), caso não assuma uma secretaria no governo nascente de Elmano de Freitas(PT), com certeza vem buscar o seu objeto do desejo que não é só dele, mas do senador eleito Camilo Santana(PT) que é o de conquistar a Prefeitura de Juazeiro do Norte. Este final de semana estive ‘conversariando’ com uns entendidinhos da política romeira e estes estão na espreita para saber o destino do atual vice-prefeito Giovanni Sampaio(PSD). Sem direito a reeleição nesta função(o vice-prefeito que estiver exercendo segundo mandato consecutivo pode concorrer ao cargo de prefeito numa terceira eleição, sendo que, se ele como vice, substituiu o titular nos seis meses anteriores à eleição, não poderá posteriormente se reeleger como prefeito (Res.-TSE nº 22.757/DF).). Ai complica se o mesmo quiser disputar o executivo, pois como todos sabem o Giovanni dedica uma fidelidade canina ao ex-governador Camilo Santana, dai ninguém acreditar que ele venha a contrariar os interesses do querido amigo neste caso. Outro cenário seria Giovanni deixar para lá a disputada prefeitural para si, convencer Glêdson a desistir da reeleição(fato para lá de improvável) e os dois apoiarem a candidatura de Fernando Santana. Mas os experts da política romeira também apostaram noutra situação que seria Giovanni arranjar uma desculpa para romper com o atual prefeito e passar a apoiar o pupilo do senador Camilo Santana com o apoio de Nelinho de Freitas(MDB) e de Davi Macedo(MDB), pois os três não se desvencilham nem por ordem médica do manto macio do poder estadual.
Mas todas essas nuances políticas carecem de um maior embasamento, ou seja, como ficará no plano nacional, pois se Jair Bolsonaro vencer a reeleição o projeto do PT no Ceará poderá não passar de um sonho de verão numa praia cheia de tubarões ou num rio cheio piranhas que é um peixe voraz do Rio São Francisco. Não/não perdão, Rio Amazonas…
Depois continuo esta análise política da cidade de Juazeiro do Norte, terra de um bocadão de amigos leais e bacaninhas. Sendo assim, estamos para lá de conversados neste dia de hoje. Sorry periferia!!!!!