Conversando ontem com um colega jornalista de Fortaleza, falamos sobre diversos assuntos políticos nacionais, estaduais e municipais. Um papo firme e inteligente que a gente só costuma encontrar em pessoas arejadas e cheias de conhecimentos.
Mas o engraçado foi quando resvalamos para um tema que costuma vitimar aqueles que se encontram no poder. Analisamos e chegamos à triste conclusão que o senador e hoje ministro da Educação Camilo Santana sabe como ninguém contribuir voluntária ou involuntariamente para destruir a harmonia entre as pessoas. O cara depois que se transformou nesta fortaleza política (logo após ser eleito governador pela primeira vez e reeleito em seguida), tornou-se mestre em desarranjar a boa convivência daqueles que militam ou dividem com ele alguma forma de poder. É o caso da destruição da harmonia familiar existente entre os irmãos Ferreira Gomes, algo que causava até inveja em muitas famílias que tinham seus membros envolvidas na seara política. Mas que por sua causa, assim admite o ex-ministro Ciro Gomes, desmoronou tudo, acabooooooooou!!!! Acabou!!!!! Acabooooooou!!!! Acabou!!!!
Temos também o caso público e notório da família do vice-prefeito de Juazeiro do Norte Giovanni Sampaio. Não existia nada mais bonito de se ver, digo isso de cátedra por ter convivido e ainda convivo gradualmente legal com eles e sei o quanto Giovanni admirava e até endeusava seu sogro Dedé Tavares e vice e versa. O danisco do Giovanni só tomava uma decisão política de comum acordo com o patriarca da família e o mesmo acontecia com Dedé Tavares em relação a Giovanni. Hoje em dia andam de beicinhos um com o outro e aqui ficamos na torcida para que a paz e o amor passem a ser conjugados por eles, pois são pessoas da melhor qualidade que merecem estar unidas e de bem com a vida.
Outro caso que constatamos é a desarmonia que causou no seio da família Brasil no Crato. Um pessoal que conjugava perfeitamente entre eles sob as bênçãos de Mãe Chica, mas que hoje convivem com um não sei o quê de distanciamento, no caso, o chega para lá que o vereador Lucas Brasil impôs ao tio José Ailton que ainda continua prefeito do Crato até o final do 2024.
Para ficarmos por aqui, temos também a desarmonia da família Correia Saraiva em Barbalha. Um pessoal unido seja no campo empresarial, hospitalar, afetivo e político. Onde um estava, mas é claro que todos estavam no mesmo lugar. Depois que se aproximaram de Camilo Santana a bagunça começou. É o prefeito Guilherme Correia para um lado e os tios, tias e primos milhas e milhar distantes de quem muito amam.
Se pararmos para analisar essa estorinha, denotamos que existem pessoas que até transmitem uma certa imagem de construção, mas que no fundo têm dentro de si um certo “quê” de desconstrução só perceptível e constatada quando observamos com frieza e discernimento terapêutico a ocorrência dos fatos. Sei não… Sorry periferia!!!!!