
Adorei o bate rebate de nossos leitores mediante matéria que fiz estranhando os números da última pesquisa de opinião realizada pelo Instituto Atlas Intel, contratada pela Radio O POVO/CBN Cariri, colhendo as preferências do eleitorado em relação às candidaturas a prefeito de Juazeiro do Norte. Na minha opinião o Fernando não chega a ter 20% dos votos naquela cidade.
Mas muitos são de opinião que os 38,1% dados a Fernando significam o fim de sua capacidade de crescimento na presente eleição, pois esse potencial se deve a seu acordo com todas as velhas lideranças da cidade. O homem chegou ao seu limite máximo de votos, consolidando assim a liderança do prefeito Glêdson Bezerra, pois na soma dos votos dos três candidatos a prefeito, chega-se aos 95% dos votos, restando apenas para os ítens “Não Sei” 1,1 e “Voto Branco/Nulo” 3,9 aos 100%. Os três candidatos a prefeito obtiveram 95,0.
Esse resultado catastrófico da pesquisa para Fernando Santana e mais o seu fraco desempenho nos debates, anda desestimulando os seus apoiadores maiores e os próprios eleitores espontâneos que sabem muito bem que até o Camilo Santana, o padrinho político da sua candidatura não goza e nunca gozou de popularidade em Juazeiro do Norte, basta lembrar que ele como governador do Estado nas eleições passadas não conseguiu emplacar a reeleição do então prefeito e aliado José Arnon Bezerra. Para limpar a barra, pois denotando que o correligionário iria perder a eleição, para desencargo de consciência política participou nos últimos dias e quase que a força de uma ação nas redes sociais, endossando insossamente a campanha de Arnon Bezerra. O resultado foi a vitória acachapante de Glêdson que deverá repetir a dose nestas eleições municipais de 2024.
Disseram-me que dois dos principais apoiadores de Fernando Santana, gente de alto coturno, já andam admitindo em rodinhas fechadas que essa aliança alinhavada em torno de sua candidatura não tem mais condições de vitória e até admitem que seria melhor para o senador ministro Camilo Santana e para o governador Elmano de Freitas recuarem ao máximo desse sonho de verão nas terras romeiras e se concentrarem nas eleições de Crato e Barbalha. Ganhando nessas duas cidades, melhoraria politicamente a situação dos dois. Do contrário, sei não…
