A poucos dias da cerimônia de coroação do rei Charles III, que acontece dia 6 de maio na Abadia de Westminster, o monarca de 74 anos recebeu um presente de valor inestimável do Papa Francisco: uma cruz sagrada, que contém lascas supostamente retiradas da cruz em que Jesus Cristo foi crucificado há mais de 2.000 anos.
Segundo o jornal “The Times”, o líder religioso de 86 anos está abençoando a cerimônia de coroação com esse “presente sagrado”, considerado um presente pessoal do Papa para o novo rei da Inglaterra.
De acordo com fontes, as lascas de madeira foram dispostas em forma de cruz no centro da Cruz de Gales, atrás de uma pedra preciosa de cristal rosa.
O Arcebispo de Gales, o Rev. Andrew John, disse ao The Times em um comunicado:
“É extremamente significativo. É notável que o Rei tenha conseguido obter o favor do Vaticano e, como resultado desse relacionamento tão bom, o Papa Francisco concordou em doar esses pequenos fragmentos da santa cruz”, justifica.
A cruz comemorativa é feita de barras de prata recicladas com madeira e ardósia de Welsh. O rei Charles adicionou “King’s Mark” (cabeça de leopardo) à cruz durante uma visita à Goldsmiths em novembro de 2022, revelou a revista “People”.