O PIS 2023 começará o pagamento do PIS PASEP na próxima segunda-feira (17), mas muitos beneficiados do abono salarial ainda não sabem como consultar o PIS e quem tem direito ao calendário PIS 2023. Veja essas informações e entenda situação do PIS PASEP.
QUEM TEM DIREITO AO PIS PASEP
O PIS 2023 e PASEP faz referência ao ano de 2021 e será pago apenas para os trabalhadores que exerceram tarefas com carteira assinada durante esse período. Além dessa característica, para ter direito ao calendário PIS PASEP, é necessário:
- Estar inscrito no sistema PIS PASEP por mais de cinco anos
- Ter trabalhado mais de trinta dias com carteira assinada durante o ano de referência
- Não trabalhar para pessoa física (empregadas domésticas não têm direito ao PIS 2023)
- Receber até dois salários mínimos mensais durante o ano-base
CONSULTAR PIS
A consulta exclusiva do PIS 2023 é possível através dos seguintes recursos:
- Aplicativo Caixa Tem
- Aplicativo da CTPS Digital
- Atendimento CAIXA ao Cidadão 0800 726 0207
- Site da Caixa
- Central Alô Trabalho 158
- Aplicativo Caixa Trabalhador
Para consultar o PASEP exclusivamente, é só acessar o site do Banco do Brasil.
Quem deseja consultar o PIS PASEP em um só local, de maneira simples e prática, é possível fazê-lo através do aplicativo “Carteira de Trabalho Digital”. Veja como fazer consulta do PIS 2023 no app:
CALENDÁRIO PIS 2023 terá PAGAMENTO PIS PASEP para mais trabalhadores em ABRIL
O calendário PIS 2023 de abril será iniciado na próxima segunda-feira, 17 de abril, e terá um grande contingente de beneficiados do PIS PASEP.
Como houveram problemas nos pagamentos anteriores do calendário PIS 2023 e PASEP, o governo Lula (PT) deixou o recebimento de pessoas com problemas de acesso ao PIS PASEP para o calendário PIS de abril.
Com isso, o pagamento de abril do abono salarial PIS PASEP terá os trabalhadores que já deviam recebido o calendário PIS 2023 ou PASEP, beneficiados do PIS 2023 que nasceram em maio e junho e os servidores públicos com número de inscrição no PASEP finalizado em 2 ou 3. A consulta para abonados atrasados do PIS PASEP começou em 5 de abril.