OS MELHORES VINHOS TINTOS DO BRASIL E PORQUE PAGAMOS TÃO CARO POR ELES?

WhatsApp Image 2024-05-20 at 08.50.53.jpeg

vinho tinto também conhecido como o néctar dos deuses também é brasileiro. Sabemos que o Brasil tem tradição de fabricaçao de bons vinhos brancos  mas agora o  guia Descorchados na edição 2024 escolheu os 26 melhores tintos, vamos degustar? 

Com 93 pontos: Baron Assemblage 2020 e Sacramentos Sabina 2023; 
Com 92 pontos: Amanhecer Cabernet Franc 2022, Concretum Tannat 2023, Lendas do Pampa C., Sauvignon 2023, Lendas do Pampa Tempranillo 2023, L.A. Cave Corte Merlot, Marselan, Ancellotta 2020, 
Com 91 Pontos:Uh! Lálá Gamay 2022, Lágrimas do Poeta Marselan, P. Verdot 2022, Theos Marselan, Petit Verdot, Merlot, Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Tannat N/V,Mérula Merlot 2022, Agogo Petit Verdot 2022, Cárdenas Amphora Wine Rebo 2022, Emersão Tannat 2019, 

Mas porque somos robustos produtores e nosso vinho nacional é tão caro ? Em outros países o produto é tratado como alimento. Há desoneração na compra da garrafa e na compra da uva. No Brasil, o produto é tratado como bebida alcóolica. Há uma carga de ICMS relevante sobre a transação comercial do produto, carga de IPI, importação de insumos e custos logísticos, além do custo de revenda no mercado interno. 

Desta forma, o  vinho já sai de seu país de origem sendo mais barato e apesar do imposto de importação buscar equilibrar a concorrência no mercado interno com o mercado externo, esses impostos não são tão relevantes porque ele já chega ao Brasil desonerado em seu processo produtivo, enquanto nosso produto nacional é 100% onerado por conta do processo produtivo e de distribuição, visto que não temos a cultura de investir nessa produção onerando o produto final. 

Para facilitar seria necessário tratar o produto como “alimento” como é feito na Europa. Assim, seria possível ter uma cadeia de produção direcionada e com menos impostos. A onerosidade excessiva compromete a competitividade do setor. Faz-se necessário, que a tributação que incide sobre os produtos, que atualmente varia de estado para estado, seja padronizada, desonerando principalmente o consumidor.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

sobre

Um dia acordei para ‘jornalizar’ a vida com os meus leitores. Nesta época trabalhava no extinto jornal Tribuna do Ceará, de propriedade do saudoso empresário José Afonso Sancho. Daí me veio a ideia de criar o meu próprio site. O ponta pé inicial se deu com a criação do Caririnews, daí resolvi abolir este nome e torna-lo mais regional, foi então que surgiu O site “Caririeisso” e, desde lá, já se vão duas décadas. Bom saber que mesmo trabalhando para jornais famosos na época, não largava de lado o meu próprio meio de comunicação. Porém, em setembro de 2017 resolvi me dedicar apenas ao site “Caririeisso”, deixando de lado o jornal Diário do Nordeste, onde há sete anos escrevia uma coluna social…

© 2022 – CARIRI É ISSO.  by Valdi Geraldo.

plugins premium WordPress