OPOSIÇÃO DESMOBILIZADA NO CARIRI, ENQUANTO ALIADOS DE LULA GANHAM AS RUAS EM BUSCA DOS 70% DOS VOTOS

480x480-_Banner_SITE_PSIU
WhatsApp Image 2026-06-16 at 15.28.42
Screenshot_20260929_161134_Gallery
Banner_PMB_05.10_IPTU-+-REFIS_480x480px
Screenshot

Enquanto os principais protagonistas das campanhas de Ciro Gomes (PSDB) e Flávio Bolsonaro (PL) aqui no Cariri parecem ter batido em retirada neste segundo turno da eleição presidencial, o que se observa do outro lado é uma movimentação cada vez mais intensa dos aliados do presidente Lula (PT). O pessoal lulista está ganhando as ruas das cidades caririenses, disposto a transformar em realidade a promessa do governador reeleito Elmano de Freitas (PT): assegurar ao presidente Lula nada menos que 70% dos votos dos cearenses neste segundo turno.

E sabem por que essa diferença de comportamento político está acontecendo? Explico-lhes.

A oposição, não somente aqui no Cariri, mas em boa parte do interior cearense, parece ter perdido o entusiasmo depois da derrota de Ciro Gomes na disputa pelo Governo do Estado. Para muitos desses políticos, a eleição presidencial pouco ou nada representa em termos de recuperação dos espaços de poder que tanto desejavam conquistar em seus municípios.

A grande aposta dessa turma era a vitória de Ciro Gomes, preferencialmente no primeiro turno, ou, pelo menos, a possibilidade de levar a disputa estadual para um segundo embate. Era nessa candidatura que estavam depositadas as esperanças de vice-prefeitos, ex-prefeitos, presidentes de câmaras municipais e lideranças políticas que sonhavam em desalojar do poder os atuais prefeitos e seus respectivos grupos.

Mas o eleitorado cearense resolveu escrever outra história. Reelegeu Elmano de Freitas e, com isso, deu novo fôlego político e administrativo aos prefeitos que integram sua base de sustentação.

E aqui reside uma questão que essa oposição conhece muito bem: numa eleição municipal, embora o presidente da República tenha sua importância, é o governador quem dispõe de maior proximidade política e administrativa com os municípios, podendo oferecer condições mais favoráveis aos seus aliados. Obras, investimentos, convênios e articulações institucionais representam instrumentos importantes na consolidação de forças políticas locais.

Portanto, convenhamos, a derrota de Ciro Gomes não significou apenas um revés eleitoral para o tucano. Representou também um verdadeiro banho de água fria nos projetos daqueles que imaginavam utilizar uma eventual vitória do ex-governador como trampolim para chegar ao comando de suas cidades nas eleições municipais de 2028.

Aqui mesmo no Cariri, foram muitos os que apostaram todas as fichas nessa possibilidade. Alguns já se imaginavam dando as cartas, distribuindo o baralho e determinando quem ficaria com os melhores lugares à mesa do poder. Só esqueceram de combinar com o eleitorado!

Agora, enquanto os derrotados procuram reorganizar seus projetos políticos, os governistas seguem de vento em popa, fortalecidos pela vitória estadual e mobilizados para ampliar a votação de Lula.

Isso não significa, evidentemente, que a oposição esteja definitivamente fora do jogo. Política é dinâmica, muda de direção e costuma surpreender até os mais experimentados estrategistas. Mas, neste momento, a vantagem política e o entusiasmo da militância parecem estar do lado governista.

E o mais interessante é que, enquanto uns recolhem as bandeiras, outros desfraldam as suas pelas ruas, avenidas, praças e comunidades do Cariri, numa demonstração de que a disputa presidencial também poderá servir como instrumento de fortalecimento das lideranças locais de olho em 2028.

Afinal, meus caros leitores, na política ninguém gosta de apostar no cavalo que perdeu a corrida, principalmente quando o vencedor continua com as rédeas do poder nas mãos.

Sendo assim, paciência! Enquanto os cães ladram, a caravana governista passa, e passa numa boa, diga-se de passagem.

Sorry, periferia política!!!!

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

sobre

Um dia acordei para ‘jornalizar’ a vida com os meus leitores. Nesta época trabalhava no extinto jornal Tribuna do Ceará, de propriedade do saudoso empresário José Afonso Sancho. Daí me veio a ideia de criar o meu próprio site. O ponta pé inicial se deu com a criação do Caririnews, daí resolvi abolir este nome e torna-lo mais regional, foi então que surgiu O site “Caririeisso” e, desde lá, já se vão duas décadas. Bom saber que mesmo trabalhando para jornais famosos na época, não largava de lado o meu próprio meio de comunicação. Porém, em setembro de 2017 resolvi me dedicar apenas ao site “Caririeisso”, deixando de lado o jornal Diário do Nordeste, onde há sete anos escrevia uma coluna social…

© 2022 – CARIRI É ISSO.  by Valdi Geraldo.

plugins premium WordPress