O QUE FAZER COM A DILMA? SERÁ QUE VAI FICAR CHUPANDO CHUPETA EM CASA?

Rafael Moraes Moura
O Globo

A ex-presidente Dilma Rousseff foi tratada como celebridade nesta segunda-feira (2), durante as cerimônias de posse dos novos ministros das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias, no Palácio do Planalto. No evento de Padilha, Dilma foi ovacionada pelo público que lotou o Planalto.

— A sua presença aqui neste ato, como a senhora foi recebida, é uma reparação histórica das injustiças que a senhora sofreu — disse Padilha.

Dilma Rousseff continua esperando que Lula se lembre dela

DESTINO INCERTO – Até agora, porém, o destino da ex-presidente no governo Lula é incerto. Integrantes do PT relataram à equipe da coluna que se cogitou inicialmente colocar Dilma para chefiar a embaixada do Brasil em Portugal, ou na Argentina, mas a própria ex-presidente já descartou essas alternativas.

Um dos motivos para isso, que nenhum petista gosta de admitir publicamente, é o fato de que ninguém no governo quer comprar o desgaste de ter que fazer passar no Senado uma indicação de Dilma para alguma embaixada.

Essas indicações têm que ser aprovadas pelos senadores, e uma discussão sobre Dilma no Senado inevitavelmente se transformaria num cabo de guerra entre oposição e governo no Congresso.

SENADO BOLSONARISTA – A partir de fevereiro deste ano, quando assume a nova legislatura, o governo Lula não terá vida fácil no Senado, onde o PL de Jair Bolsonaro terá a maior bancada, com 14 parlamentares. Precisa, portanto, escolher bem suas brigas. Pelo mesmo motivo, prevenir disputas políticas desnecessárias, muitos petistas consideram que o ideal seria a ex-presidente ocupar algum cargo de representação no exterior.

“Não tem nada para a Dilma fazer por aqui no Brasil”, resumiu um influente parlamentar petista.

É por isso que, no entorno de Dilma, há quem defenda a ida da ex-presidente para alguma estatal de peso ou até mesmo para algum órgão multilateral – cargos para os quais não sejam necessários nem sabatina e nem aval do Senado.

LEGADO RUIM – A herança desastrosa dos governos de Dilma Rousseff na economia foi alvo de disputa na campanha eleitoral, com adversários políticos tentando colar esse passado à imagem de Lula, enquanto o candidato petista tentava contornar a situação.

Lula foi bem sucedido e conseguiu o suficiente para não afetar a sua eleição, mas assume um governo recheado de dilmistas no primeiro escalão.

Pelo jeito, só não sabe ainda o que fazer com a própria Dilma.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

sobre

Um dia acordei para ‘jornalizar’ a vida com os meus leitores. Nesta época trabalhava no extinto jornal Tribuna do Ceará, de propriedade do saudoso empresário José Afonso Sancho. Daí me veio a ideia de criar o meu próprio site. O ponta pé inicial se deu com a criação do Caririnews, daí resolvi abolir este nome e torna-lo mais regional, foi então que surgiu O site “Caririeisso” e, desde lá, já se vão duas décadas. Bom saber que mesmo trabalhando para jornais famosos na época, não largava de lado o meu próprio meio de comunicação. Porém, em setembro de 2017 resolvi me dedicar apenas ao site “Caririeisso”, deixando de lado o jornal Diário do Nordeste, onde há sete anos escrevia uma coluna social…

© 2022 – CARIRI É ISSO.  by Valdi Geraldo.

plugins premium WordPress