O PRÉ-TREINO DOS ATLETAS DE ALTA PERFORMANCE

7e49f4a4-2df3-4bb5-9555-c63dd063e005.jpg

café está presente em vários momentos do nosso dia, mas, além dos tradicionais benefícios para o foco e a concentração, a cafeína também pode ser utilizada como suplementação pré-treino esportista. Isso se dá, pois a substância é um estimulante natural que aumenta o estado de alerta do cérebro, deixando o indivíduo mais disposto e auxiliando na queima de gordura corporal devido a sua ação termogênica. 

Por esse motivo, a cafeína é bastante recomendada para atletas de alta performance, tais como praticantes de musculação, atletismo, futebol, dentre outros.

Seu mecanismo de ação é inibir os receptores de adenosina, presentes em quase todo o corpo, sendo responsável pela vasodilatação associada a sensação de bem-estar e relaxamento. Quando a cafeína inibe esses receptores, aumenta-se o estado de alerta físico e mental. Seu consumo também ajuda no transporte de glicose para os músculos, facilitando a recuperação muscular e ativando a circulação sanguínea. 

Contudo, é preciso ter cuidado, pois o excesso da bebida aumenta os batimentos cardíacos e a pressão sanguínea, exigindo mais esforço do coração. Por esse motivo, a cafeína deve ser evitada por pessoas com hipertensão ou disfunções cardiovasculares, bem como, por pessoas com ansiedade.

Esse poderoso estimulante natural está presente no café, guaraná, chás (verde e preto), no cacau e, principalmente, em energéticos industrializados. O ideal é consumir de 3 a 6 miligramas de café por quilograma peso, levando-se em conta que uma xícara de café tem aproximadamente 90mg de cafeína. Essa já seria a quantidade recomendada para uma pessoa saudável.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

sobre

Um dia acordei para ‘jornalizar’ a vida com os meus leitores. Nesta época trabalhava no extinto jornal Tribuna do Ceará, de propriedade do saudoso empresário José Afonso Sancho. Daí me veio a ideia de criar o meu próprio site. O ponta pé inicial se deu com a criação do Caririnews, daí resolvi abolir este nome e torna-lo mais regional, foi então que surgiu O site “Caririeisso” e, desde lá, já se vão duas décadas. Bom saber que mesmo trabalhando para jornais famosos na época, não largava de lado o meu próprio meio de comunicação. Porém, em setembro de 2017 resolvi me dedicar apenas ao site “Caririeisso”, deixando de lado o jornal Diário do Nordeste, onde há sete anos escrevia uma coluna social…

© 2022 – CARIRI É ISSO.  by Valdi Geraldo.

plugins premium WordPress