NOVO GOVERNADOR DO CEARÁ PRATICAMENTE JÁ CONCLUIU O SEU TIME DE SECRETARIADO

O governador eleito Elmano de Freitas (PT) anunciou, nesta quinta-feira (29), novos nomes que irão compor a gestão estadual a partir de janeiro de 2023. A divulgação está sendo feita por meio dos perfis nas redes sociais do petista. 

Outros dois anúncios já foram feitos. Na última sexta-feira (23), sete titulares do novo governo foram divulgados, enquanto na última terça-feira (27), foram mais quatro nomes. 

Até o momento, a maioria dos secretários anunciados por Elmano de Freitas já integravam a gestão, seja no governo de Camilo Santana ou no de Izolda Cela. Alguns titulares continuaram no comando das pastas, enquanto alguns que ocupam a função de secretário-executivo irão passar ao comando das secretarias.

Nesta quinta, saíram novos nomes. O primeiro foi o deputado estadual reeleito Salmito Filho (PDT), anunciado secretário do Desenvolvimento Econômico. Ele é professor e cientista social formado pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Além disso, é doutorando em Políticas Públicas pela mesma instituição. Também possui MBA em Gestão e Governança Pública pela Unipace.

Antes de chegar à Assembleia Legislativa, foi vereador de Fortaleza de 2005 a 2018, tornando-se presidente da Câmara Municipal três vezes. Foi, ainda, secretário do Turismo de Fortaleza, entre 2013 e 2014.

Logo em seguida, Elmano anunciou Yrwana Albuquerque na Secretaria do Turismo. Ela é formada e pós-graduada na área, o que pavimentou sua experiência junto ao setor privado do turismo. Já atuou como gerente e assessora em várias áreas e diretorias da pasta. Atualmente, é secretária de Turismo e Cultura de Caucaia.

Também deputado estadual reeleito, Moisés Braz (PT) foi confirmado na Secretaria de Desenvolvimento Agrário. Nascido e crescido no campo, ele iniciou sua militância na Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP) e no Movimento de Educação de Base (MEB).

Foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Massapê, entre 1990 e 1993. Também foi coordenador regional, secretário de finanças e presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece).

Na chefia da Secretaria do Meio Ambiente, no próximo mandato, fica Vilma Freire. Ela é administradora, especialista em Gestão Pública e mestranda em Políticas Públicos. Foi coordenadora da implementação do PPA Participativo do Estado, entre 2007 e 2010. 

Presidiu a Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), sendo a primeira mulher a chegar ao cargo, que ocupa desde 2019. Também é a única mulher a presidir o Fórum Nacional dos Executores da Sanidade Agropecuária, até maio deste ano.

Na secretaria do Trabalho foi anunciado Vladyson Viana, que atualmente é presidente do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT).

Filiado ao PT, ele atuou na formulação de diretrizes para a criação de políticas públicas para a juventude, como gerente de projetos no gabinete do governador e como integrante da coordenação do Projovem campo e urbano.

Para a secretaria dos Povos Indígenas foi anunciada a professora Juliana Alves, que possui licenciatura em Educação Indígena e mestrado em Antropologia.

Juliana foi diretora na Escola Indígena do povo Jenipapo-Kanindé, além de ser cofundadora da Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreira da Ancestralidade (Anmiga).

Rogério Pinheiro foi indicado para a secretaria de Esporte. Atualmente, ele ocupa a secretaria de Esporte e Juventude.

O secretário também foi chefe de gabinete do diretor-geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) e atuou nas secretarias do Esporte e da Segurança Pública do Estado.

A vice-governadora eleita, Jade Romero, vai ocupar a secretaria das Mulheres. A emedebista foi secretária-executiva do Esporte do Governo do Ceará e secretária de Participação Popular de Fortaleza.

Jade é graduada em Gestão Pública e especialista em Políticas Públicas pela UGF, além de mestranda em Administração Pública pela Universidade de Lisboa.

Aloísio Carvalho foi anunciado para a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE). Ele já ocupou o cargo de secretário de Finanças do Município de Fortaleza.

Aloísio foi secretário executivo da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS) e secretário executivo da Secretaria do Esporte do Estado do Ceará (Sesporte).

Para a secretaria da Igualdade Racial foi anunciada Zelma Madeira. A professora coordenou entre 2015 e 2020 a política de igualdade racial no Estado.

Em seguida, Zelma assumiu a Assessoria Especial de Acolhimento aos Movimentos Sociais do Governo do Ceará.

O deputado federal reeleito, Robério Monteiro (PDT), foi escolhido para comandar a secretaria dos Recursos Hídricos.

O pedetista foi prefeito de Itarema por dois mandatos e deputado estadual entre 2015 e 2018. Foi reeleito para a Câmara dos Deputados neste ano de 2022.

Reeleito deputado estadual, Zezinho Albuquerque (PP) volta ao comando da secretaria das Cidades no governo Elmano de Freitas (PT).

O parlamentar já havia ocupado a função no governo Camilo entre 2019 e 2021. Zezinho também já presidiu a Assembleia Legislativa por três oportunidades.

DEMORA NO ANÚNCIO DO SECRETARIADO

Elmano aguardou as definições no cenário nacional para fechar a composição do seu governo, tendo em vista que a indicação de nomes do Ceará para pastas importantes de Lula mexeriam na formação administrativa do Estado.

Além disso, o governador eleito já anunciou que deve fazer uma reforma administrativa no Governo, com a possibilidade de abertura de novas secretaria para espelhar a administração cearense aos ministérios do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Outro motivo para o atraso foram as articulações com os partidos aliados e a necessidade de diálogo com PDT para que a legenda passasse a compor o Governo Elmano, já que PT e PDT romperam a aliança estadual por conta das disputa para o Palácio da Abolição. 

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

sobre

Um dia acordei para ‘jornalizar’ a vida com os meus leitores. Nesta época trabalhava no extinto jornal Tribuna do Ceará, de propriedade do saudoso empresário José Afonso Sancho. Daí me veio a ideia de criar o meu próprio site. O ponta pé inicial se deu com a criação do Caririnews, daí resolvi abolir este nome e torna-lo mais regional, foi então que surgiu O site “Caririeisso” e, desde lá, já se vão duas décadas. Bom saber que mesmo trabalhando para jornais famosos na época, não largava de lado o meu próprio meio de comunicação. Porém, em setembro de 2017 resolvi me dedicar apenas ao site “Caririeisso”, deixando de lado o jornal Diário do Nordeste, onde há sete anos escrevia uma coluna social…

© 2022 – CARIRI É ISSO.  by Valdi Geraldo.

plugins premium WordPress