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NOVO AVIÃO QUE LULA E JANJA QUEREM COMPRAR GASTARÁ O DOBRO DO AEROLULA

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Igor Gielow
Folha

Este é o Airbus A330, selecionado para substituir o Aerolula

O presidente Lula (PT) pediu para trocar de avião, aposentando assim o modelo comprado por ele mesmo em seu primeiro mandato, em 2005. Ele já foi a nove países em seis meses de mandato e prevê ao menos mais sete viagens neste ano.

É mais um fim anunciado da carreira do Aerolula, o Airbus executivo ACJ319 empregado pelos mandatários desde então. Em outras duas ocasiões, nos governos de Dilma Rousseff (PT) e de Michel Temer (MDB), a mudança acabou não ocorrendo por motivos diversos. Agora, contudo, parece que vai.

AVIÃO VIP – Lula determinou à FAB (Força Aérea Brasileira) que apresente opções para a substituição e pediu um avião maior e com mais autonomia. Os militares têm como plano preferencial comprar um avião com configuração VIP usado.

Os olhos recaem para a versão executiva do Airbus A330. Embora um avião zero quilômetro possa sair por mais de US$ 250 milhões (R$ 1,23 bilhão), por baixo, um aparelho usado pode sair significativamente mais barato — talvez menos que US$ 40 milhões (quase R$ 200 milhões), a depender da barganha.

Além disso, o modelo tem comunalidade com os dois A330 comprados pela FAB no ano passado por US$ 80 milhões (R$ 393 milhões) da Azul, que ainda esperam a conversão final para serem transformados em aviões de reabastecimento aéreo.

PLANO B – Os dois A330 são o plano B da FAB para o pedido de Lula, debatido na reunião que o presidente teve com o Alto-Comando da Aeronáutica na quarta passada (31), conforme revelou o UOL.

Neste caso, um dos aviões teria de ser reconfigurado totalmente, um processo que ainda não teve o preço estimado, mas que desagrada os militares.

Isso porque a instalação de uma suíte com chuveiro, sala de reuniões e todo o sistema de comunicação e internet do modelo o deixaria em solo por até dois meses, e a FAB tem usado com frequência ambos os A330 em missões. O Planalto diz que não há decisão sobre o novo avião, mas negou que o assunto tenha sido tema no encontro de Lula com os brigadeiros, o que não é verdade segundo presentes ao encontro.

HOUVE POLÊMICA – A compra dos A330 não foi sem polêmica, dado que ocorreu no mesmo momento em que a Força reduziu sua encomenda de aviões de transporte e reabastecimento Embraer KC-390, de 28 para 19 unidades. O então comando da FAB alegou que as missões das aeronaves são distintas, dado o tamanho e autonomia do A330.

Isso é o cerne das queixas com o Aerolula desde sua compra. O ACJ319 novo, comprado por US$ 56,5 milhões à época (US$ 88 milhões em valores deflacionados hoje, ou R$ 433 milhões), é todo equipado para uma viagem confortável para até 39 passageiros —mas tem alcance limitado a 8.500 km.

Com isso, toda viagem para destinos mais distantes na Europa obriga uma parada, em Cabo Verde ou Portugal. Missões mais distantes obrigatoriamente demandam duas escalas, como foi o caso das viagens de Lula à China e ao Japão.

A330 Cabin | Airbus

Conforto absoluto, Lula e Janja não poderão se queixar

QUEIXAS DO CASAL – Lula queixou-se do cansaço, assim como a primeira-dama, Janja. O A330 na configuração atual da FAB voa até 12.500 km, e um modelo VIP A330-200 chega a 13.300 km. Isso lhe dá autonomia para viagens intercontinentais sem escala e com apenas uma parada para destinos longínquos na Ásia ou Oceania.

O petista parece disposto, segundo militares a par das conversas, a absorver o ônus político da aquisição, mesmo em meio ao debate sobre a austeridade dos gastos governamentais.

Foi isso que derrubou a compra, na forma de um avião de uso misto militar e VIP, por Dilma —um processo iniciado por Lula quando a petista estava eleita, em 2010, mas abortado. No caso de Temer, pesou o fato de que o avião de transporte a ele oferecido, um Boeing-767 alugado por três anos em 2017, não tinha as comodidades do Aerolula.

GASTOS MAIORES – De uma forma ou de outra, o novo avião presidencial necessariamente implicará gastos operacionais maiores. Enquanto o consumo médio do Aerolula seja de 2.800 kg de combustível por hora, o valor quase dobra com o A330 —aí considerando estimativas bem rudimentares, pois cada voo segue parâmetros diferentes.

Em 2005, Lula também foi criticado por não comprar modelos brasileiros da Embraer, respondendo então que eles tinham baixa autonomia —dois E-190 são usados em voos domésticos ou na América Latina. Ironicamente, esse é o epitáfio do Aerolula agora.

Aviões presidenciais são sempre objeto de controvérsia, como a venda do Boeing-787 pelo mexicano Andrés Manuel López Obrador mostra. A defesa deles é mais ou menos óbvia: chefes de Estado precisam de privacidade e segurança adicional em seus deslocamentos.

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NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
A atitude de Janja da Silva dá saudades da Rosemary Noronha, que nunca exigiu suíte presidencial para viajar 34 vezes com Lula ao exterior. Era muito mais modesta e não gastava tanto em móveis de luxo e em trajes de gala com cartão corporativo. Era uma espécie de “Amélia”, aquela mulher de verdade criada pela genialidade de Mário Lago e Ataulfo Alves.

Hoje, Rose está bem financeiramente, Lula não permite que nada lhe falte, mas a tristeza dela é arrasadora. A ex-segunda-dama jamais pensou que pudesse vir a ser abandonada. E todos sabem que o amor é a coisa mais triste quando se desfaz, como dizia Vinicius de Moraes.

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Um dia acordei para ‘jornalizar’ a vida com os meus leitores. Nesta época trabalhava no extinto jornal Tribuna do Ceará, de propriedade do saudoso empresário José Afonso Sancho. Daí me veio a ideia de criar o meu próprio site. O ponta pé inicial se deu com a criação do Caririnews, daí resolvi abolir este nome e torna-lo mais regional, foi então que surgiu O site “Caririeisso” e, desde lá, já se vão duas décadas. Bom saber que mesmo trabalhando para jornais famosos na época, não largava de lado o meu próprio meio de comunicação. Porém, em setembro de 2017 resolvi me dedicar apenas ao site “Caririeisso”, deixando de lado o jornal Diário do Nordeste, onde há sete anos escrevia uma coluna social…

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