Dizem que Asdrubal foi um general cartaginês, filho de Amilcar Barca. Dizem que ele foi o melhor general de Cartago. Travou várias batalhas na Hispânia, conseguindo recompor suas tropas, mesmo após os reveses, até ser forçado a se retirar para o interior, onde conseguiu formar um grande exército e chegou até a província romana da Itália. De acordo com Diodoro Sículo, se a fortuna tivesse ajudado Asdrúbal, os romanos não teriam conseguido lutar simultaneamente contra ele e seu irmão Aníbal. Em 207 a.C., Asdrúbal foi interceptado pelos romanos, liderados pelos cônsules Caio Nero e Marco Lívio Salinador e foi morto na Batalha do Metauro.
Pois bem o Asdrubal Correia Studart que conheci foi em Fortaleza, onde fui estudar e por lá fiz vários conhecimentos. Duba era um cara muito gente boa, simpático e cheio de vida. A fase que mais me aproximei dele foi quando ele colocou um barzinho que fez sucesso em nossa Capital, pois por lá me chegava quase todos os finais de semana e a onda não era brincadeira não. Tinha também o detalhe de ser primo de meu também primo Paulo César Norões Studart.
Quando retornei para residir novamente no Crato, eis que algum tempo depois o Duba veio também morar em Juazeiro do Norte com o advento da inauguração do Cariri Shopping, onde veio trabalhar na área de informática de uma loja montada neste centro comercial pertencente a um figurão lá de Fortaleza.
Retomamos a nossa amizade por aqui até o mesmo retornar a morar em sua Fortaleza beleza, afinal, neste tempo já havia casado e a esposa Crisolda havia ficado por lá. Enfim, o fato é que me causou surpresa ao saber que o mesmo faleceu na semana passada vitimado por um tumor no fígado. O fato é que amanhã, quinta-feira, seis de novembro, haverá uma missa de sétimo dia, às 19:15 horas, na Comunidade Católica Face de Cristo, localizada à rua Dr. Edmilson Barros Oliveira 191, em Fortaleza. Meus pêsames aso familiares enlutados. Fiquem atentos, porque em sociedade de tudo se sabe.