banner-768x100-2

NO BRASIL, CADA UM UM TEM O SEU BENEFÍCIO PARTICULAR, AFIRMA MARCOS LISBOA

banner-768x100-2
Imagem do WhatsApp de 2025-02-15 à(s) 11.31.43_cc9844de
IMG-20250306-WA0106
6e223926-bf9b-449e-ab7e-7530af758706
Cariri é isso 480x480-(Abril Azul)
camra (1)
480x480-_Banner-SEU-BAIRRO_2025

No Brasil, cada um tem o seu benefício particular, afirma Marcos Lisboa

O economista Marcos Lisboa, ex-secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, avalia que diversos grupos de pressão contribuem para a crise econômica do país. Em participação no programa WW Especial, que vai ao ar neste domingo (26), às 22h, Lisboa apontou que a busca por benefícios particulares é um fenômeno comum, mas que no Brasil assume proporções preocupantes. “A pressão por benefícios, por ‘meias-entradas’, por subsídio, por alíquotas menores de impostos é algo presente em todo o mundo. No entanto, no Brasil, esse comportamento é tão mais intenso em comparação a outros países”, afirmou o economista. O ex-secretário da Fazenda enumera uma série de indicadores que evidenciam as distorções no sistema brasileiro, como regimes especiais de tributação, volume de emendas parlamentares, crédito direcionado com juros subsidiados e proteções regionais. Lisboa ressalta que esses benefícios atingem diversos setores da sociedade, “do motorista de táxi ao grande proprietário de terras, à grande indústria, ao prestador de serviços”. O economista argumenta que, para além da cultura, existe um conjunto de instituições que favorecem determinadas atitudes e crenças dos agentes econômicos. Por fim, compara a situação atual do Brasil com os Estados Unidos do século 19, onde distorções tributárias, tarifárias, nepotismo e corrupção eram temas usuais.

NECESSIDADE DE REFORMAS INSTITUCIONAIS

O ex-secretário de Política Econômica sugere que, assim como ocorreu nos Estados Unidos, o Brasil precisa passar por um processo de reformas institucionais. O economista cita como exemplos a criação de leis antitruste, leis contra o nepotismo e a alteração da jurisprudência para criar agências estatais mais eficientes. Segundo Lisboa, há necessidade de uma mudança estrutural na forma como o país lida com grupos de interesse e benefícios setoriais. Ademais, afirma que outros países possuem uma “blindagem institucional muito forte contra grupos de interesse”, algo que o Brasil ainda precisa desenvolver para superar sua crise fiscal e promover um crescimento econômico mais equilibrado e sustentável. 

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

sobre

Um dia acordei para ‘jornalizar’ a vida com os meus leitores. Nesta época trabalhava no extinto jornal Tribuna do Ceará, de propriedade do saudoso empresário José Afonso Sancho. Daí me veio a ideia de criar o meu próprio site. O ponta pé inicial se deu com a criação do Caririnews, daí resolvi abolir este nome e torna-lo mais regional, foi então que surgiu O site “Caririeisso” e, desde lá, já se vão duas décadas. Bom saber que mesmo trabalhando para jornais famosos na época, não largava de lado o meu próprio meio de comunicação. Porém, em setembro de 2017 resolvi me dedicar apenas ao site “Caririeisso”, deixando de lado o jornal Diário do Nordeste, onde há sete anos escrevia uma coluna social…

© 2022 – CARIRI É ISSO.  by Valdi Geraldo.

plugins premium WordPress