Mister Rosemberg Cariry
Antônio Rosemberg de Moura, publicamente mais conhecido como Rosemberg Cariry é um cineasta, filósofo ,roteirista, documentarista, produtor, poeta e escritor cearense nascido no município de Farias Brito na região do cariri cearense.
Desde sua infância as tradições populares e religiosas locais não só o influenciaria, decidiu dedicar numerosos estudos, pesquisas, publicações, gravações sonorizadas, filmes documentários e de ficção a tradições nordestina, teve participação importante nos movimentos artísticos do Crato, lançando a revista Nação Cariri, onde conjugou as influencias da cultura popular regional com as de uma cultura humanista clássica. Essas influencias, que já haviam marcado a sua poesia, suas produções musicais e ensaios, encontrarão no cinema uma forma de expressão sintética.
Em 2001, produziu e dirigiu um filme ficção de longa-metragem chamado Lua Cambará – Nas Escadarias do Palácio, finalizado em 2002, e em 2003 o cineasta realizou o longa-metragem Cine Tapúia. Em 2006 concluiu o documentário, longa-metragem, Patativa do Assaré – Ave Poesia, sobre a obra e a vida do maior poeta popular do Brasil e assim segue a cada dois anos um novo roteiro
Em setembro de 2024, foi outorgado com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Regional do Cariri (URCA) devido suas contribuições como poeta, cineasta, escritor e roteirista. Os filmes premiados em festivais nacionais e internacionais. Atualmente realiza uma séria de nove documentários, de longa-metragem, sobre o escritor Ariano Suassuna e o nordeste. Já publicou 7 livros e 11 filmes que destacam temas sobre a seca e o nordestino.