MENDONÇA REAFIRMA A FORÇA DA LEI QUE RESTRINGE A COMPRA DE TERRAS POR GRINGOS

Luana Patriolino
Correio Braziliense

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), confirmou a constitucionalidade da lei 5.709/71, que estabelece regras específicas para a compra de terras no Brasil por estrangeiros. A determinação foi publicada na tarde desta quarta-feira (26/4).

A decisão, ainda em caráter liminar, é vista como o primeiro passo em meio à crise relacionada à aquisição de grandes propriedades rurais no país por grupos de estrangeiros sem observância das leis brasileiras.

AVANÇO ESTRANGEIRO – Supostas dúvidas sobre o alcance da legislação estavam servindo de pretexto para o avanço de outros países na região Amazônica, em São Paulo, e no Mato Grosso, entre outros.

Na decisão, Mendonça reiterou a validade da lei e das regras previstas ao autorizar a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) a participar do julgamento de uma ação da Sociedade Rural Brasileira — que defende uma espécie de “liberou geral” para a compra de terras no Brasil por estrangeiros.

“A admissão legal da figura do amicus curiae, tradicional no sistema da common law, constitui evidente manifestação do impacto que o julgamento de ação de controle concentrado de constitucionalidade produz sobre a ordem jurídico-social”, escreveu Mendonça.

“Com prevê-la, abre-se um canal valioso para a participação de membros do corpo social interessados no processo de tomada de decisão da Cone, em reforço da legitimidade e do caráter plural e democrático da atividade exercida pelo julgador”, disse o ministro.


NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Excelente decisão de André Mendonça. Os empresários estrangeiros só entram numa boa, ou melhor, numa ótima, quando o lucro já está garantido, seja em privatização ou simples aquisição. Se o Brasil bobear, seu vigoroso agronegócio vai se multinacionalizar com a maior facilidade e rapidez. Olho vivo, que cavalo não desce escada, dizia Ibrahim Sued. 

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

sobre

Um dia acordei para ‘jornalizar’ a vida com os meus leitores. Nesta época trabalhava no extinto jornal Tribuna do Ceará, de propriedade do saudoso empresário José Afonso Sancho. Daí me veio a ideia de criar o meu próprio site. O ponta pé inicial se deu com a criação do Caririnews, daí resolvi abolir este nome e torna-lo mais regional, foi então que surgiu O site “Caririeisso” e, desde lá, já se vão duas décadas. Bom saber que mesmo trabalhando para jornais famosos na época, não largava de lado o meu próprio meio de comunicação. Porém, em setembro de 2017 resolvi me dedicar apenas ao site “Caririeisso”, deixando de lado o jornal Diário do Nordeste, onde há sete anos escrevia uma coluna social…

© 2022 – CARIRI É ISSO.  by Valdi Geraldo.

plugins premium WordPress