


Investigação do Ministério da Agricultura mostrou que as duas marcas de azeite possuem origem desconhecida e infringem outras questões legais

As marcas Alonso e Quintas D’Oliveira foram proibidas para a comercialização, distribuição, fabricação e propaganda. De acordo com a publicação realizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no Diário Oficial da União publicado nesta terça-feira (20), a ação foi feita após ter sido constatado que ambos os produtos têm origem desconhecida. E as infrações não param por aí.
Dentre as demais irregularidades das duas marcas de azeite estão não seguirem os padrões de rotulagem impostos pela lei, não seguirem as exigências sanitárias nos locais de produção, não serem licenciados pelas autoridades sanitárias ou terem registro do Ministério da Saúde.
Vale ressaltar que essa não é a primeira vez que as duas marcas são apreendidas pelo Ministério da Agricultura, já que elas sofreram com proibições de lotes em outubro de 2025.

Os cuidados que você deve ter na hora de comprar azeite de oliva
Assim como a maioria dos alimentos industrializados, você precisa ter bastante cuidado na hora de comprar azeite, e a maioria das dicas se aplicam para quase todos os produtos:
- sempre verificar o rótulo
- dar preferência para marcas confiáveis e já estabelecidas no mercado
- desconfiar de preços muito abaixo do normal
- verificar a data de validade e a data de envase.
No caso da data de envase, dê preferência para as mais recentes.

Outros cuidados que você pode ter é de estar sempre atento às marcas que são apreendidas em operações da Anvisa. Para isso, acesse a parte de consultas do dossiê de fiscalização da ANVISA e insira o nome ou número de registro no campo “Produto”. Assim, você consegue saber em tempo real se o azeite que você está comprando está com venda suspensa.
