LULA VAI SE REUNIR NESTA SEXTA COM COMANDANTES MILITARES PARA AMAINAR A CRISE

Pedro do Coutto

O presidente Lula da Silva deve reunir- se amanhã, sexta-feira, com os comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica para, entre outros assuntos, amenizar a crise política e anunciar a aquisição de novos equipamentos para o programa que traçou de modernização das Forças Armadas.

Na tarde de terça-feira, a reunião havia sido anunciada pela jornalista Julia Duailibi na GloboNews. E ontem, quarta-feira, o encontro foi objeto de reportagem de Alice Cravo e Jennifer Gularte, em O Globo, e de Matheus Teixeira na Folha de S. Paulo.

EXONERAÇÃO – As duas reportagens focalizam também a exoneração de militares lotados nos Palácios do Planalto e Alvorada como parte de uma renovação por representantes de confiança do governo. Como se observa, o encontro tem como objetivo uma aproximação maior entre o Palácio do Planalto e os comandos do Exército, da Marinha e da Aeronáutica.

Recebo com surpresa a presença do ministro Rui Costa na esfera de atuação do titular da defesa, José Múcio Monteiro. Afinal de contas, o chefe da Casa Civil nada tem a ver com entendimentos com setores militares. Dá a impressão de que o presidente Lula da Silva encontrou um meio de publicamente, mas de forma indireta, manifestar restrições à atuação de Múcio, principalmente no dia 8 de janeiro, e na análise que fez sobre o acampamento de bolsonaristas em frente ao QG de Brasília. Não era nada pacifico, como chegou a admitir.

INVESTIMENTOS – O encontro a ser confirmado para amanhã, segundo Rui Costa, tem como objetivo encaixar na agenda de Lula reuniões frequentes com os três comandantes.  Rui Costa acrescentou a importância de um programa de investimentos para as Forças Armadas, processo que teria como base um programa de parcerias público-privadas.

As parcerias evitariam a limitação existente ao que se relaciona com o teto orçamentário. Por seu turno, o ministro José Múcio Monteiro acentuou que as Forças Armadas têm o seu papel definido na Constituição e não atuam como Poder Moderador da política brasileira, bem como em todas as nações democráticas.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

sobre

Um dia acordei para ‘jornalizar’ a vida com os meus leitores. Nesta época trabalhava no extinto jornal Tribuna do Ceará, de propriedade do saudoso empresário José Afonso Sancho. Daí me veio a ideia de criar o meu próprio site. O ponta pé inicial se deu com a criação do Caririnews, daí resolvi abolir este nome e torna-lo mais regional, foi então que surgiu O site “Caririeisso” e, desde lá, já se vão duas décadas. Bom saber que mesmo trabalhando para jornais famosos na época, não largava de lado o meu próprio meio de comunicação. Porém, em setembro de 2017 resolvi me dedicar apenas ao site “Caririeisso”, deixando de lado o jornal Diário do Nordeste, onde há sete anos escrevia uma coluna social…

© 2022 – CARIRI É ISSO.  by Valdi Geraldo.

plugins premium WordPress