Leonardo Caldas
Marcos Peixoto-Jornalista Caririeisso
COMBATE À CORRUPÇÃO – Duas décadas atrás, o combate à corrupção foi um dos destaques do discurso de Lula ao tomar posse. Agora, o tema foi deixado de lado. Perguntado à respeito, José Dirceu, que foi condenado a quase três décadas de cadeia e preso exatamente por corrupção, desconversou: “O problema da corrupção não é uma questão só de governo. É iniciativa privada, da sociedade. Precisamos fazer a sociedade se reeducar”, recomendou.
O ex-ministro também disse que não participou da campanha, garante que não participará do governo, mas ressalta que ainda tem “uma história em comum com o presidente”. Aproveitou para elogiar Lula e criticar Jair Bolsonaro.
Para ele, o governo petista representa a “retomada do fio da história”, com distribuição de renda e a recolocação do Brasil no cenário internacional. Já o governo Bolsonaro, segundo o ex-ministro, pode ser resumido como uma tentativa de implantar uma ditadura no Brasil.
José Dirceu parece ser pior do que Lula. Aborda tranquilamente o assunto corrupção, como se não tivesse sido condenado em três instâncias, enquanto Lula adota uma posição mais reservada e prefere varrer o tema corrupção para debaixo do tapete. Aliás, não existe neste país uma viva alma mais honesta do que Lula, que enriqueceu por via de trabalho muito duro, como todos sabem.
Um cara que está tomando o mesmo rumo de José Dirceu se chama Flávio Dino, ex-governador do Maranhão e senador eleito nas últimas eleições gerais. Não adianta vir com aquela sua pança de arrogância que nos faz lembrar o governador cassado do Rio de Janeiro Wilson Witzel que também era pançudo e magistrado e se revelou um tremendo lobo mau que pegou o dinheiro público carioca para fazer mingau. Dino como Witzel é magistrado e o pior é que está adotando um comportamento tal e qual ao de José Dirceu que no começo deste texto afirmei que em 2003, quando Lula assumiu a presidência do Brasil se arvorou a ser o seu “enfant terrible”, na pele de chefe da poderosa Casa Civil.
JOSÉ DIRCEU
Como se sabe o Dirceuzinho do Lula se transformou no Papai Noel da trupe corrupta enfronhada no governo nascente do Lula, apoiando o maior escândalo descoberto pela Operação Lava Jato, quando o PT, o Progressistas e o MDB aparelham três das mais importantes diretorias da Petrobras e construíram caixas paralelos milionários para financiar projetos políticos e campanhas partidárias. Foi pelo mesmo esquema, aliás, que Lula foi condenado a 26 anos de cadeia e passou 580 dias preso.
Do Pior de tudo isso foi que Lula assumiu as rédeas do poder décadas atrás, elegendo o combate a corrupção como destaque de seu discurso ao tomar posse. Agora, o tema foi deixado de lado. Este governo como vemos já começa de mau a pior, sendo assim, estamos para lá de conversados. Sorry periferia!!!!