Muito importante a realização do VI Forum do Comércio-Protagonistas no Desenvolvimento Nacional, acontecido nos últimos dias 24 e 25 de outubro de 2023, tendo como palco o Ballroom do Hotel Royal Tulip Alvorada, em Brasília, DF, com a participação das principais autoridades do País e as presenças de luxo de 700 líderes do comércio e de serviços de todo o Brasil.
A primeira palestra ficou a cargo do professor Gilmar Melo, da Fundação Dão Cabral que afirmou que em um cenário econômico global, é necessário que o setor se una para exigir por melhores condições para atuar, pois o país tem muito potencial para crescimento.
O segundo painel foi tocado pelos feras Márcio França, ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, dos Deputados Federais Helder Salomão e Jorge Goetten e do Gerente de Políticas Públicas do Sebrae, Carlito Merss.
Bom destacar o que abordou o ministro Márcio França sobre o papel das micro e pequenas empresas na geração de emprego e renda no Brasil e ressaltou a necessidade de se oferecer educação empreendedora, pois nem todas as pessoas têm vocação para gerir uma empresa.
“No ponto de vista de relação de emprego, é inegável que a micro e pequena empresa gera muito emprego, e o desafio do futuro é o emprego.
A presença do vive-presidente da República Geraldo Alckmin que, na oportunidade, recebeu o Troféu Deusa da Fortuna, a maior honraria da CNDL, entregue a empresas e personalidades políticas e empresariais que mais contribuíram para o bom funcionamento do comércio brasileiro. Alckmin, que comanda o Ministério do Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), se destacou por sua atuação pelo desenvolvimento do setor.
REFORMAS ESTRUTURAIS NO CONGRESSO NACIONAL
Em um encontro dessa magnitude não podia faltar a presenças de um representante a altura da Câmara Federal que é o deputado Luiz Carlos Hauly, autor da PEC 110, pois que estão discutindo no momento o tema Reforma Tributária que ora se encontra em tramitação no Congresso Nacional. Também falou o Marcos Cintra Cavalcanti de Albuquerque, de São Paulo que é economista e político brasileiro. Ex-deputado Federal conhecido por ser defensor da proposta do Imposto Único. Ambos avaliaram o texto da Reforma Tributária aprovado na Câmara dos Deputados e em tramitação no Senado Federal, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 45/2019.
Cintra e Hauly reafirmaram a necessidade e urgência da reforma tributária a fim de melhorar o ambiente de negócios e gerar mais emprego e renda, colocando o Brasil em um novo patamar de competitividade internacional. O Secretário Executivo do Ministério do Trabalho e Emprego, Francisco Macena da Silva, e a Juíza do Trabalho, Graziele Cabral, também participaram do VI Fórum Nacional do Comércio.
No último painel do VI Fórum Nacional do Comércio, o governador do estado de Goiás, Ronaldo Caiado, falou sobre as políticas públicas essenciais para o crescimento econômico e social do Brasil e detalhou ações estratégicas da sua gestão visando o desenvolvimento do estado.
De acordo com o governador goiano, o seu estado cresceu 6,6% do Produto Interno Bruto (PIB) no ano passado, resultado mais de duas vezes maior do que o nacional, de 2,9%.
CONSIDERAÇÕES DO PRESIDENTE DA CDL/CRATO SOBRE O VI FORUM NACIONAL DO COMÉRCIO
“Quero afirmar com toda convicção que a participação do Câmara de Dirigentes Lojistas do Crato no VI Fórum Nacional do Comércio foi bastante significativa, pois tratou de um evento bastante auspicioso, uma vez que promoveu excelentes debates sobre as dificuldades e também as expectativas para a área do comércio brasileiro ao longo dos próximos anos”, reconheceu Laércio Teles Braga, complementando que o Fórum teve, entre os seus objetivos principais, a construção de caminhos e a análise de perspectivas para os setores que mais cresceram no Brasil nos últimos tempos que foram o do comércio e de serviços.