Em 22 de fevereiro deste ano a Prefeitura de Juazeiro do Norte por meio da Controladoria e Ouvidoria Geral do Município, aderiu ao Programa de Fortalecimento das Corregedorias- Procor. O termo de adesão foi assinado pelo do Controlador e Ouvidor Geral do Município, Fernando Torres, e publicado no diário oficial na mesma data.
O programa tem o objetivo de aprimorar integração e aperfeiçoamento de atividades correcionais em todo território nacional e gestão de processos, mediante a disponibilização de capacitação, material de orientação e sistemas informatizados; com intercâmbio de experiência, capacitação e promoção ao uso de tecnologias.
Devido a adesão ao PROCOR e também sendo uma das ações previstas no E-Prevenção (Programa Nacional de Prevenção a Corrupção – PNPC), em demonstração do compromisso assumido, a prefeitura municipal enviou à câmara municipal projeto de lei para a constituição da Corregedoria Geral, sendo essa uma das ações prioritárias do executivo, a qual se encontra sob apreciação do legislativo.
A adesão à iniciativa tem por finalidade, também, fortalecer e integrar as atividades de correição relacionadas a prevenção, a detecção e a apuração de irregularidades, contribuindo para a eficiência da gestão pública. Objetiva também fomentar a transparência, o controle e a legitimidade dos atos públicos.