Deu em O Tempo
A repórter de uma TV francesa que acompanhava o debate entre os candidatos à Presidência da República na madrugada desta sexta-feira (30) na TV Globo questionou a senadora Soraya Thronicke (União Brasil) sobre o fato de o encontro parecer, em alguns momentos uma cena de comédia.
Em coletiva após o evento, ela comparou o debate a uma esquete do canal “Porta dos Fundos”.
“PORTA DOS FUNDOS” – Já um jornalista português perguntou à senadora Simone Tebet (MDB) qual imagem o país estava deixando para o mundo.
“Por alguns momentos esse debate mais parecia um quadro do Porta do Fundos do que um debate político, especialmente seu embate com Padre Kelmon parecia uma comédia. A senhora não acha que os 202 milhoes de brasileiros e os 156 milhoes de eleitores merecem um pouquinho mais de nível?”, questionou a jornalista da TV francesa.
“Você tem razão. eu entendo. Mas, olha, se coloca no nosso lugar ali, para debater com uma pessoa que não tem educação. Foi difícil, foi algo assim, lastimável, e os mais de 210 milhoes de brasileiros realmente não merecem isso. Mas eu não sei, é uma candidatura esquisitíssima, é um candidato que faz campanha para outro candidato. Mas é o que nós vimos. É o Brasil de hoje”, lamentou Soraya Thronicke.
IMAGEM NEGATIVA – Já o jornalista da RTP, de Portugal, questionou Tebet sobre como ela achava que o debate impactaria a imagem do Brasil no mundo.
“Como é óbvio, esse debate vai ter repercussões em todo o mundo, notadamente em Portugal onde há uma vastíssima comunidade brasileira. E eu pergunto, pura e simplesmente: que imagem que o Brasil passa para o exterior depois desse debate?”, indagou, ao que Simone respondeu:
“Lamentável, acho que mais uma vez o Brasil passa vergonha. Ao invés de falar de propostas, brigas, ódio, nós contra eles no vale tudo pelo poder. É nisso que os dois cadidatos transformaram o brasil. e a pergunta que fica é essa. Acho que é a pergunta da noite. É isso e essa imagem e esse Brasil que nós queremos para os próximos 4 anos?”, perguntou a candidata.
NOTA DA REDAÇÃO DO SITE– Vejam a que ponto chegamos. É por isso que, em Portugal, fazem cada vez mais sucesso as piadas sobre os brasileiros.