De acordo com excelente matéria nos enviada pelo colega jornalista Marcio Silvestre, o turismo no território brasileiro vai muito bem obrigado. Os índices são animadores e isso é até alvissareiro para um País que anda envolto na violência que nos deixa a cada dia mais apavorado.
Mas o que quero mesmo é me ater à sua percepção de turismo a nível de Cariri, pois falar disso em nossa terra é o que nos faz entrar naquele estágio gostosíssimo de alegria, alegria. Segundo Márcio Silvestre, olhando para uma perspectiva local, a secretaria de turismo do município de Juazeiro do Norte em 2019, dentre suas ações, mobilizou 671 pessoas, com um total de 8.300 atendimentos. No mesmo ano, nos níveis de visitação mais intensos, geraram-se em média 80% de ocupação hoteleira.
Diante do potencial para o desenvolvimento sustentável local por meio do turismo, nasce a necessidade da retomada das atividades do CONDETUR (Conselho para o Desenvolvimento do Turismo da região do Cariri) — associação que reúne os principais agentes de turismo local com o objetivo de promover o setor na região.
Diante da expectativa de que o turismo continue a se recuperar nos próximos anos, com um retorno gradual de turistas internacionais e uma estabilização do turismo doméstico, aumenta ainda mais a possibilidade de atuação do CONDETUR.
Como foi abordado, entre 2022 e 2023, houve um crescimento na receita do setor, embora ainda não se tenha atingido o nível pré-pandemia.
Assim, com o potencial turístico nacional e principalmente regional, nasce a importância de uma associação representativa, que se coloque como agente promotor social, econômico e sustentável das atividades turísticas da região do Cariri cearense.
ROTA CARIRI
E o CONDETUR já teve uma ação programada: no sábado dia 17 de agosto q2ue foi a realização do primeiro IDEATHON para elaboração do estande de apresentação da rota Cariri nas feiras nacionais.
O turismo desempenha um papel crucial na economia de muitas regiões e países. Sua importância econômica pode ser compreendida através de diversos fatores: geração de empregos, receita em divisas, estímulo ao desenvolvimento local, diversificação da economia, impacto no comércio e serviços, desenvolvimento sustentável etc.
São objetivos que precisam ser abordados de forma ativa e profissional para gerar impactos positivos no desenvolvimento local. Fiquem atentos, porque em sociedade de tudo se sabe. Sorry periferia!!!!!