JORNALISTA LANÇA LIVRO NO CARIRI “POLÍTICA E LITERATURA DE CORDEL”

O folheto de política da literatura de cordel é tema de livro a ser lançado no Cariri. A obra discute a poesia-reportagem como alternativa à notícia do jornal e analisa as narrativas do cordel sobre a destituição da presidente Dilma Rousseff. O livro Política e Literatura de Cordel – o folheto de política como mídia informativa alternativa, popular e contra-hegemônica (RDS, 2022, 352 p.) será lançado em Juazeiro do Norte, nesta sexta-feira (25), às 19 horas, na Cantina Zé Ferreira (Av. Padre Cícero, 158 – Centro). E neste sábado (26) no Casa.Uva no Crato.

A obra do jornalista cearense Alberto Perdigão é uma coletânea de 12 artigos resultantes de uma pesquisa inédita, realizada durante os anos de 2016 e 2021. Dois dos capítulos analisam a narrativa de oito folhetos de cordel de autores nordestinos, publicados durante o processo de destituição da presidente Dilma Rousseff. Nas poesias-reportagens da amostra, os poetas-repórteres optam pela versão de golpe, diferentemente da perspectiva de impeachment apresentada pela mídia convencional. Juazeiro do Norte é a quinta cidade a receber o lançamento, depois de Fortaleza, Brasília, Natal e João Pessoa. “São mistos de notícia e de editorial perfeitos na rima e na métrica, e impecáveis do ponto de vista da narrativa jornalísitica”, afirma Perdigão. Os artigos foram publicados em anais de congressos e em revistas científicas. A amostra está reproduzida na íntegra em um dos anexos do livro. Em outro anexo, Perdigão lista os títulos de sua coleção de mais de 600 exemplares de folhetos de política, parte deles publicados em Juazeiro do Norte. A obra homenageia três pesquisadores da literatura de cordel já falecidos, que contribuíram com a pesquisa do autor: Joseph Luyten, que morreu em 2016, Gilmar de Carvalho (2021) e Arievaldo Viana (2021). O autor Alberto Perdigão (Fortaleza, 1963) – jornalista, mestre em políticas públicas e sociedade, pesquisa o folheto informativo da literatura de cordel, com ênfase no folheto de política. Atua como editor, apresentador em programas de jornalismo popular, e como professor de comunicação comunitária e alternativa. É autor dos livros Comunicação Pública e TV Digital (EdUece, 2010 – dissertação de mestrado), Comunicação Pública e Inclusão Política (RDS, 2014 – artigos jornalísticos) e Únicos (Editora Radiadora, 2021 – poesias). Contato com o autor Telefone/WhatsApp – (85) 99988.8638.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

sobre

Um dia acordei para ‘jornalizar’ a vida com os meus leitores. Nesta época trabalhava no extinto jornal Tribuna do Ceará, de propriedade do saudoso empresário José Afonso Sancho. Daí me veio a ideia de criar o meu próprio site. O ponta pé inicial se deu com a criação do Caririnews, daí resolvi abolir este nome e torna-lo mais regional, foi então que surgiu O site “Caririeisso” e, desde lá, já se vão duas décadas. Bom saber que mesmo trabalhando para jornais famosos na época, não largava de lado o meu próprio meio de comunicação. Porém, em setembro de 2017 resolvi me dedicar apenas ao site “Caririeisso”, deixando de lado o jornal Diário do Nordeste, onde há sete anos escrevia uma coluna social…

© 2022 – CARIRI É ISSO.  by Valdi Geraldo.

plugins premium WordPress