
O delegado de Polícia Federal Valdecy Urquiza, diretor de Cooperação Internacional da PF e graduado em Direito pela Universidade de Fortaleza, é cotado para assumir o cargo de secretário-geral da Interpol, a Organização Internacional de Polícia Criminal que mantém bases e correspondentes em quase todo o planeta. Caso a indicação se confirme, Valdecy Urquiza será o primeiro brasileiro a assumir a direção da Interpol.
O processo de seleção para um dos postos mais sensíveis da Interpol foi aberto em julho passado e deve se prolongar até junho de 2024. Urquiza tem recebido sucessivas declarações de apoio para chegar lá.
Aos 42 anos, pai de dois filhos, maranhense de São Luís, Urquiza ingressou na Polícia Federal no concurso de 2004 e iniciou as atividades em 2007. Ao longo da carreira, atuou em cargos estratégicos na corporação.
O secretário-geral representa a Interpol em questões internacionais e é o principal responsável por promover a cooperação entre as unidades nacionais e “garantir a execução eficiente das operações policiais internacionais”