As companhias aéreas Azul e Gol anunciaram um acordo de compartilhamento de voos nas rotas domésticas. Este tipo de parceria, conhecido como codeshare, permite que um passageiro compre uma passagem em uma companhia e voe no avião da outra, escolhendo entre os programas de fidelidade para acumular pontos.
O termo inglês “codeshare”, significa “compartilhamento de código”, refere-se a um acordo no qual duas ou mais companhias aéreas compartilham o mesmo voo, os mesmos padrões de serviço e os mesmos canais de venda. Nesta parceria, o passageiro escolhe a companhia aérea, dia, horário e assento, mas embarca no avião da empresa parceira. Esse tipo de prática é legal e comum na indústria da aviação.
Em comunicado, a Gol e a Azul esclareceram que o acordo também envolve os programas de fidelidade, permitindo que membros do Azul Fidelidade e do Smiles acumulem pontos ou milhas no programa de sua escolha ao comprar os trechos inclusos no codeshare. O acordo proporcionará mais opções para viajar pelo Brasil.