Vou te contar… Enquanto muitos artistas não conseguem palco para mostrar seu talentos aqui no Ceará, outros amigos ou proprietários do poder recebem verdadeiras fábulas sem o mínimo esforço. Coisa boa é ser amigo ou parente do rei. O pior é que este enredo de Assembleia Legislativa que hoje temos no Ceará, corrobora com tudo que o bom senso e a ética dizem ao contrário.
Vocês acreditem e pasmem, esta Assembleia Legislativa acatou proposta da governadora Izolda Cela aprovando projeto de Lei que autoriza a transferência de recursos financeiros, no valor de R$ 2 milhões, por meio de patrocínio para a execução do “Fotofestival Solar 2022”, idealizado pelo fotógrafo Tiago Santana, irmão do ex-governador do Ceará e senador eleito Camilo Santana (PT). Em justificativa, a chefe do Poder Executivo afirma que o evento é considerado uma das principais atrações deste tipo no País.
Arre égua! No mundo de hoje em que a profissão de fotógrafo perdeu sua razão de ser porque todos resolveram de livre e espontânea vontade virar um fotógrafo, dai que muitos abandonaram a profissão ou os que ficaram estão praticamente passando fome, um cara realizar um evento fotográfico e receber cartão de autorização financeira oficial num valor que só inveja causa a europeu endinheirado, sei lá, bom demais, bom demais, bom demais, meninos vamos nessa que esse troço é bom demais.
A justificativa que as nossas autoridades ofereceram para tamanha sandice foi que “O Festival Solar é um expoente da fotografia e das artes visuais no Brasil, com destaque no âmbito internacional, sendo considerado pela crítica como um dos cinco melhores festivais de fotografia do mundo”. O primeiro festival ocorreu em dezembro de 2018, estando também presente na Bienal Internacional do Livro de 2019.
Que onda é essa? Sou jornalista com trinta e cinco anos de batente e nunca ouvi falar desse festival, agora vem esse pessoal dizer que esta geringonça é de prestígio nacional. Conta outra meu irmão. Por isso que o saudoso Raimundo Bezerra que tinha um viés esquerdista incrível, mas nunca topou ser PT me dizia: “Marcos, esse pessoal do PT tem uma fome de poder irrefreável. Quando chegar lá a gulodice vai ser de arrebentar a boca\ do balão.” Agora entendo o que o meu saudoso líder quis me dizer. Ah, uma jaula!!! Sendo assim, estamos para lá de conversados. Sorry periferia!!!!