A ex-vice-primeira dama do Ceará, dona Yvonette Vieira de Figueiredo Correia, no último sábado, dia 31 de agosto, marcou o seu encontro com Deus. Os filhos Ângela, Francisco José (ex-deputado estadual), Anamaria, Figueiredo Junior, Cecília e Adriana. consternados, comandaram a cerimônia de adeus à matriarca e num ato de grandeza espiritual, agradeceram a Deus por todo amor e sabedoria recebidos de sua mama tão querida.
O velório foi na manhã de domingo, ontem, portanto, 01 de setembro de 2024, na Funerária Ethernus, rua Padre Valdevino, 1688. Às 15:00h foi realizada a missa de corpo presente e o enterro ocorreu no Cemitério Parque da Paz, em Fortaleza.
Dona Yvonette foi casada com o político Joaquim Figueiredo Correia que foi deputado estadual por vários mandatos, também foi deputado federal por vários mandatos e coroou sua carreira política chegando à vice-governadoria tendo o grande Virgílio Távora como governador.
Bom esclarecer que Figueiredo Correia exerceu o governo de forma interina por várias vezes ao longo do mandato. Ao assumir o cargo de vice-governador encheu de orgulho os varzealegrenses e quiçá os caririenses, pois naquela época era motivo de muita alegria ter um conterrâneo galgando altos cargos na esfera política. Até hoje Correa é considerado um dos políticos mais influetes de seu tempo.
Chegou a ter também seu nome cogitado para concorrer ao governo do Estado do Ceará nas eleições de novembro de 1982. Bom dizer que dona Ivonette sempre esteve ao lado do maridão em toda a sua carreira política. Uma grande mulher, honra ao mérito!!!! Na próxima feijoada do 2025 já decidimos que os homenageados serão os saudosos ex-deputado estadual, ex-deputado federal federal e ex-vice governador do Ceará, mister Joaquim de Figueiredo Correia e dona Yvonette.