O 39 º Congresso da Federação de Organizadores de Congressos e Eventos Conexos da América Latina (COCAL) será realizado a partir de amanhã, entre os dias 4 e 6 de julho, no balneário de Varadero, na província de Matanzas, em Cuba. O COCAL 2023 é organizado com o apoio do Ministério do Turismo de Cuba – país que recebe o evento pela primeira vez na história.
O congresso deve reunir organizadores, promotores e fornecedores de eventos dos países que compõem a América Latina. Ou seja, as principais autoridades da indústria de eventos na região. O Brasil será representado pela Associação Brasileira de Empresas de Eventos – ABEOC Brasil.
A vice-presidente Enid Câmara, que também preside a ABEOC Ceará, terá a missão de representar a presidente da ABEOC Brasil, Fátima Facuri, e de também demonstrar no COCAL 2023 a pujança de um setor que contribui ativamente para o desenvolvimento da economia brasileira.
De acordo com os números levantados pelo setor, a indústria de eventos no país movimentou no ano passado mais de R$ 200 bilhões na economia brasileira, ultrapassando 4% do PIB. Foram gerados mais de 2 milhões de empregos diretos e indiretos nos 52 segmentos que formam a cadeia produtiva do setor de eventos.
“Somente para 2023 está prevista a realização de quase 5 mil eventos presenciais no Brasil. Ou seja, é fato que geramos muito emprego e renda em todas as regiões do país. Em todos os estados, sem exceção, temos a realização de eventos. Por isso, nesse período que ainda é de recuperação pós-pandemia, é importante que sigamos retomando o crescimento do setor”, enfatiza Enid Câmara, vice-presidente da ABEO Brasil.