Marcos Peixoto-jornalista Caririeisso
Uma andorinha no céu passou e me disse que a decisão do governador eleito Elmano de Freitas(PT) em continuar com a cratense Eliana Estrela no comando da secretaria Estadual de Educação é puramente técnica e não política. Afinal, Eliana, a secretária que permanece na pasta após ter feito parte da gestão de Camilo Santana e Izolda Cela, é formada em Pedagogia e especialista em Educação pela Urca; especialista em Gestão Pública pelo Caed da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). É mestre em Gestão e Avaliação Pública pelo Caed, doutoranda em Educação pela Vece. Atuou como professora, gestora escolar e coordenadora de Crede. É ainda funcionária de carreira da Universidade Federal do Cariri (UFCA).
Pensávamos até que a Eliana iria para Brasília assessorar o senador Camilo Santana(PT) em sua nova missão de pilotar o Ministério da Educação do novo governo Lula da Silva. A governadora sainte Izolda Cela foi convidada e aceitou fazer parte dessa empreitada no Planalto Central do País. Bom saber que Camilo queria mesmo era desempenhar o seu mandato no Senado da República e indicar Izolda para ministra do MEC, porém, petistas mais radicais bateram o pé e vociferaram que ou Camilo aceitava a tarefa ou necas de pitibiriba para o Ceará, afinal, Izolda não é petista e jamais poderia comandar uma pasta tão importante para os objetivos finais dos petetes, ou seja, aparelharem os pedaços mais potentes do governo para se beneficiarem das benesses do poder central na sucessão de Lula da Silva já que este não deseja mais pleitear a reeleição.
Portanto, voltando ao tema Eliana Estrela, sua permanência no comando da Educação Estadual, repetimos, foi uma decisão puramente técnica e não política. Ela não deve sua indicação a político algum do Crato e do Cariri e se transforma numa forte opção para a sucessão de Zé Ailton em 2024. Sendo assim, estamos para lá de conversados. Sorry periferia!!!!