DISPUTA PROPORCIONAL EM 2026 NO CRAJUBAR JÁ ESTÁ PRATICAMENTE DELINEADA

WhatsApp Image 2026-03-05 at 00.05.47
480x480-_Banner_SITE_UBS-ROMEIRAO_2026
BANNER CARIRI É ISSO 460x460px (2)

As eleições proporcionais nas cidades do Crajubar prometem bastante no próximo ano. Bom o eleitor se tocar que o que está em jogo não é apenas uma disputa política comum, mas sim que está diante de algo muito mais sério que uma disputa política. Irá vivenciar a maturidade de seus políticos, a ponto de enxergar que se conquistamos a condição de Região mais forte economicamente depois de Fortaleza e sua Região Metropolitana, a tentativa será também transformar o Crajubar no Triângulo mais forte politicamente.

Mas é necessário que tenhamos uma resistência hercúlea para que fatores externos não enfraqueçam a nossa tentativa de nos soerguer politicamente e nos fazer respeitados diante de todo o Estado. Vamos ter a sensatez de enxergar quem merece ou quem tem as condições morais, comportamentais, de equilíbrio, sagacidade, habilidade e, o mais importante, condições de eleição. Não adianta votar em candidato que não ofereça perspectiva de vitória eleitoral. Votar nos dias de hoje significa apoiar projetos vencedores porque no final, todos sairão ganhando.

CRATO

Só enxergo no Crato duas candidaturas com chances reais de sucesso que são as de José Ailton Brasil para deputado estadual e Fernando Santana para deputado federal, os outros são os outros e só. A oposição não possui capilaridade suficiente para eleger candidatos, caso tivesse, maravilha, teríamos situação e oposição nos contemplando com dois projetos vitoriosos.

JUAZEIRO DO NORTE

Presidente do Legislativo romeiro deverá encarar mais uma vez as urnas e agora o salto será mais alto: Câmara Federal.

Entendo que a cidade de Juazeiro do Norte nas próximas eleições, poderá dar um salto de qualidade e voltar a ter a sua representatividade política perante o Estado. O prefeito Glêdson Bezerra não bateu o martelo, mas acredito que deverá votar no atual presidente da Câmara Municipal, vereador Felipe Vasques, para deputado federal. Para deputado estadual falam que poderá indicar a sua mulher Sandrinha, ou o seu secretário de Segurança Pública, ex-vereador Cláudio Luz ou quem sabe até um alguém fora do espectro político direitista. Tudo é possível. Bom lembrar que nas eleições passadas o alcaide romeiro surpreendeu a todos ao anunciar o seu voto para Fernando Santana para deputado estadual, independente se suas amarras políticas eram e continuam sendo completamente disformes ou desconexas das que simpatiza.

Depois da disputa municipal passada o Fernando que conseguiu reunir em torno de si uma grande aliança política, capacita-se a auferir uma grande votação para a Câmara Federal em Juazeiro do Norte.

Tenho dito ao ex-deputado estadual e atualmente deputado federal interino Nelinho de Freitas que necessita adotar um protagonismo maior nestas eleições de 2026, já que mais uma vez tentará chegar à Câmara Federal e desta vez com aquele sorriso escancarado de quem disputou e venceu a parada. Mas tem que evitar a polarização do Felipe Vasques X Fernando Santana. Terá que vir com sangue nos olhos no sentido de despertar aquele eleitorado que nele votou para prefeito de Juazeiro do Norte e que anda um tanto caladinho. Nelinho é um cara carismático, possuidor de uma maturidade política acentuada, tem serviços prestados ao povo romeiro e goza de uma condição econômica capaz de suprir legalmente o que faltará de repasses de fundos partidários. Não é um candidato sem eira e nem beira.

Para finalizar essa nossa análise sobre Juazeiro, estão falando que o atual deputado federal Yury Paredão é o tal, mas só que fora de Juazeiro do Norte, pois continua sentindo uma dificuldade imensa de convencer o povo de sua terra a acreditar em seus propósitos políticos. Dizem que em 2026 vai repetir a votação de 2022, uma faixa de cinco a seis mil votos.

Para a Assembleia Legislativa o favoritismo contempla Davi Macedo, todos dizem que nos próximo ano o homem será o campeão de votos em Juazeiro do Norte. E ele merece, pois seus mandatos foram só de realizações e muita peleja para ajudar a sua terra natal a se desenvolver bem mais. Falam muito que o herdeiro de Raimundão poderá fazer uma dobradinha com Fernando Santana, mas nada que o impeça de assim o fazer com Nelinho de Freitas que foi seu companheiro de chapa quando este disputou o executivo juazeirense em 2018 e é seu colega de partido que é o MDB.

BARBALHA

Todas as pesquisas para consumo interno mostram que o prefeito Guilherme Correia Saraiva é hoje, a exemplo de Camilo e Fernando Santana, o político mais bem avaliados pelo povo de Barbalha. Quando se pergunta o que o eleitor acha do apoio de Guilherme a Fernando para deputado estadual o homem aparece liderando em todos os cenários para 2026 com vantagens extraordinárias. Como a oposição não terá candidatura própria nem para a Assembleia Legislativa e nem para a Câmara Federal, ai é que a coisa melhora para Fernando Santana. Quando apontam que a oposição deverá apoiar candidaturas de fora a diferença ainda é bem maior. Isso acontece porque a população barbalhense percebeu que o trio Camilo Santana, Fernando e Guilherme representa um grande avanço político e administrativo para Barbalha. Existe também o fator de quando os eleitores veem que os principais líderes da oposição estão por força da lei proibidos de encarar eleições seja de que nível for, perdem o rebolado e descobrem que o caminho a seguir é o daqueles que estão na ativa e revolucionando a cidade de Santo Antonio. Os barbalhenses entendem que a oposição é algo do passado que não tem direito a presente e o futuro é solamente incertezas. Sendo assim, estamos para lá de conversados. Sorry periferia política!!!!

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

sobre

Um dia acordei para ‘jornalizar’ a vida com os meus leitores. Nesta época trabalhava no extinto jornal Tribuna do Ceará, de propriedade do saudoso empresário José Afonso Sancho. Daí me veio a ideia de criar o meu próprio site. O ponta pé inicial se deu com a criação do Caririnews, daí resolvi abolir este nome e torna-lo mais regional, foi então que surgiu O site “Caririeisso” e, desde lá, já se vão duas décadas. Bom saber que mesmo trabalhando para jornais famosos na época, não largava de lado o meu próprio meio de comunicação. Porém, em setembro de 2017 resolvi me dedicar apenas ao site “Caririeisso”, deixando de lado o jornal Diário do Nordeste, onde há sete anos escrevia uma coluna social…

© 2022 – CARIRI É ISSO.  by Valdi Geraldo.

plugins premium WordPress