DESTILADA CARIRIENSE PROVOCOU FRISSON NA MOSTRA AREIA CACHAÇA 2023

A história da Cachaça no Cariri começou com a transformação de nossa região como grande plantadora de cana de açúcar. Segundo pesquisas, o destilado caririense surgiu do interesse dos homens de negócios caririenses de dimensionarem o leque de produtos oriundos da cana de açúcar. As décadas de 60 e 70 foram primorosas para nós na expansão da produção e engarrafamento deste produto. Já a partir da década de 80 aconteceu um arrefecimento do empresariado em continuar industrializando a mesma e muitos aderiram à venda de sua produção a empresas de renome no Nordeste. As mais famosas cachaças que produzimos aqui no Cariri foram: Mirandinha, Xanduzinha e Kariri com K. Dizem os seus proprietários que na época o custo era elevado demais e deixava a venda inviável, dai que a saída foi sair do ramo.

Por muitos anos a Cachaça foi considerada uma bebida sem valor, mas atualmente o médico Carlos Neves que possui engelho secular, advindo de herança familiar no distrito de Arajara, em Barbalha, vem conquistando o seu espaço no coração dos apaixonados por destilados e conta até com uma legislação especifica, ou seja, tudo nos nos conformes da lei. A sua aguardente de cana Luanda vem despertando as atenções e o paladar de todo o Nordeste do País e vem se tornando comum ser convidado para expor seu destilado em feiras e similares ocorridos pelo Brasil afora, como foi o caso da última que se deu no final de semana passado na cidade de Areia, Paraíba, na Mostra Areia Cachaça.

Jurandi Neves, Nevino e a esposa Carla, Fernanda e o husband Carlinho Neves in stand da Cachaça Luanda
Família Neves em clic especial para Caririeisso
Visitantes degustando aquele trago da cachaça Luanda
Público feminino também degustou e aprovou a cachaça Luanda

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

sobre

Um dia acordei para ‘jornalizar’ a vida com os meus leitores. Nesta época trabalhava no extinto jornal Tribuna do Ceará, de propriedade do saudoso empresário José Afonso Sancho. Daí me veio a ideia de criar o meu próprio site. O ponta pé inicial se deu com a criação do Caririnews, daí resolvi abolir este nome e torna-lo mais regional, foi então que surgiu O site “Caririeisso” e, desde lá, já se vão duas décadas. Bom saber que mesmo trabalhando para jornais famosos na época, não largava de lado o meu próprio meio de comunicação. Porém, em setembro de 2017 resolvi me dedicar apenas ao site “Caririeisso”, deixando de lado o jornal Diário do Nordeste, onde há sete anos escrevia uma coluna social…

© 2022 – CARIRI É ISSO.  by Valdi Geraldo.

plugins premium WordPress