DECIDIDAMENTE AS PESQUISAS TÊM QUE SER PROIBIDAS EM TEMPOS ELEITORAIS NO BRASIL

Deu no g1 Política

A diretora do instituto Ipec (ex-Ibope), Márcia Cavallari, afirmou na semana passada, em entrevista à GloboNews, que não se deve fazer uma comparação entre os levantamentos anteriores ao primeiro turno e os posteriores. “Porque é uma nova situação, em que o eleitor se reposiciona”, explicou ela.

A nova pesquisa Ipec apontou o índice de rejeição dos candidatos. A sondagem mostra que 48% dos eleitores brasileiros não votariam de jeito nenhum em Bolsonaro, e 42% não votariam de jeito nenhum em Lula.

O levantamento anterior do instituto, divulgado em 5 de outubro, indicou que o atual presidente tinha 50% de rejeição, e o petista, 40%.

As pesquisas parecem estar sendo feitas pelos Trapalhões

AVALIAÇÃO DO GOVERNO – A pesquisa Ipec apontou também os índices de avaliação do atual governo. A sondagem mostra que o presidente Bolsonaro tem 41% de avaliações negativas (ruim ou péssimo) e 38% de avaliações positivas (ótimo ou bom). Os que consideram a gestão regular são 19%.

O levantamento anterior do instituto, divulgado em 5 de outubro, indicou que o atual presidente era aprovado por 35% e reprovado por 42%.

Quanto ao índice de definição de voto, a pesquisa Ipec aponta que 94% dos eleitores dizem estar totalmente decididos quanto a quem vão votar no segundo turno. Os que dizem que ainda podem mudar de opinião somam 6%. O levantamento anterior do instituto, divulgado em 5 de outubro, indicou que 92% dos eleitores diziam estar decididos sobre o voto.


NOTA DA REDAÇÃO DO
SITE – Sinceramente, meus amigos e amigas. O amadorismo das pesquisas brasileiras chega a ser constrangedor. No caso do Instituto Ipec, já tínhamos apontado a incoerência entre os números de pesquisa espontânea e direcionada, até porque no segundo turno não se faz pesquisa espontânea. Agora, nova incoerência no item rejeição. Ora, se o índice de rejeição a Bolsonaro diminuiu, sua intenção de vota teria de aumentar, e não continuar se reduzindo. Com a  máxima vênia, os resultados dessa pesquisa são de uma inconfiabilidade pavorosa, acredite se quiser.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

sobre

Um dia acordei para ‘jornalizar’ a vida com os meus leitores. Nesta época trabalhava no extinto jornal Tribuna do Ceará, de propriedade do saudoso empresário José Afonso Sancho. Daí me veio a ideia de criar o meu próprio site. O ponta pé inicial se deu com a criação do Caririnews, daí resolvi abolir este nome e torna-lo mais regional, foi então que surgiu O site “Caririeisso” e, desde lá, já se vão duas décadas. Bom saber que mesmo trabalhando para jornais famosos na época, não largava de lado o meu próprio meio de comunicação. Porém, em setembro de 2017 resolvi me dedicar apenas ao site “Caririeisso”, deixando de lado o jornal Diário do Nordeste, onde há sete anos escrevia uma coluna social…

© 2022 – CARIRI É ISSO.  by Valdi Geraldo.

plugins premium WordPress