

Ontem, No dia 29 de janeiro a ministra de CT&I, Luciana Santos, se reuniu com os relatores e coordenadores das comissões para sistematizar as 4 notas técnicas elaborando um novo documento com um tema central para ser apresentado ao presidente da República na reunião do Conselho, em março do próximo ano. Os debates do tema Ciência, Tecnologia e Inovação aconteceram nas 4 (quatro) comissões do CCT ao longo de 12 reuniões, tendo mais de 40 documentos reunidos, 200 temas levantados, 22 temas finais elencados.

Chefe da Assessoria do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (ASCCT), Denise Carvalho
chefe da Assessoria do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (ASCCT), Denise Carvalho, diz que foi um grande desafio com resultado satisfatório. Foram 12 reuniões com representantes de órgãos do governo e entidades da sociedade civil em menos de dois meses com quórum e contribuições que resultarão na nota técnica final. “O debate foi muito rico nas comissões e tivemos um grande volume de documentos recebidos, conseguimos afunilar bastante os temas e vamos chegar à reunião do Conselho com um tema muito bem definido”, frisou Denise.

Lima Junior
O magnífico ex-reitor da Universidade Regional do Cariri e atualmente chefe de gabinete do prefeito André Barreto, do Crato, Lima Junior, esteve presente nesta reunião do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT-MCTI). A discussão, segundo ele, dos temas que nortearão as ações da Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação a serem apresentados ao Presidente da República.
Representando a ABRUEM, Lima Junior esteve nos trabalhos de relatoria da Comissão Setorial IV – Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Social, Coordenado pela Profa. Sandra Goulart, Reitora da UFMG.
“Planejar o desenvolvimento de um projeto nacional requer produção de Ciência, Tecnologia e Inovação que absorvam as heterogeneidades estruturais brasileiras e promova a redução colossal das assimetrias,” analisou Lima Junior.
