banner-768x100-2

CRESCIMENTO DO CONSUMO DE VINHO POR MULHERES NO BRASIL IMPULSIONA MUDANÇAS NO MERCADO

banner-768x100-2
6e223926-bf9b-449e-ab7e-7530af758706
camra (1)
Imagem do WhatsApp de 2025-02-15 à(s) 11.31.43_cc9844de
480x480-_Banner-SEDEST_2025
IMG-20250306-WA0106

O vinho tinto se mantém como preferência nacional. Mulheres lideram aumento e diversificação dos tipos de vinhos.”

De acordo com o relatório IWSR Brazil Wine Landscapes 2025, as mulheres alcançaram a maioria do mercado consumidor de vinhos no Brasil em 2024, com uma participação de 53%, o que equivale a um aumento de 6% em relação a 2019. Esse crescimento não se limita apenas ao montante total, mas também reflete mudanças nas faixas etárias. Embora a maioria das mulheres (48%) que consome vinho ainda tenha entre 25 e 44 anos, o destaque fica por conta da participação feminina com faixa etária entre 55 e 64 anos, que passou de 14% em 2019 para 19% em 2024. 

O dado marca uma transformação no perfil das consumidoras brasileiras, que deixaram de ser vistas como consumidoras ocasionais para se tornarem protagonistas do mercado. 

MUDANÇAS NO PADRÃO DE CONSUMO

O protagonismo feminino na busca por vinhos certamente está contribuindo para uma mudança no padrão de consumo.  De acordo com a Ideal BI, em 2020, 70% dos consumidores brasileiros preferiam vinhos tintos, já em 2024 essa proporção caiu para 61%, com um aumento significativo na demanda por vinhos brancos (20%) e rosés (8%).

Pesquisas de mercado mostram que o público feminino é mais propenso a experimentar rótulos diferentes. “Esse movimento também reflete uma transformação cultural mais ampla”, comenta Laura Barros, diretora de Marketing do Grupo Wine, “as mulheres desafiam estereótipos de consumo e estão reescrevendo as narrativas do vinho, com uma busca por opções mais inovadoras e conscientes no mercado”.

A executiva também comenta como antes a bebida era mais direcionada ao público masculino e associada à elitização, mas com a democratização do vinho, isso mudou. “Atualmente, as mulheres representam quase metade da base de sócios do Clube Wine, além de contribuírem substancialmente com o volume total de pedidos”, diz. 

MULHERES QUE SÃO REFERÊNCIA NO MUNDO DO VINHO

Nas vinícolas, as mulheres também marcam forte presença. É o caso da argentina Susana Balbo, uma das figuras mais influentes do mundo do vinho. Primeira enóloga da Argentina, ela foi responsável por transformar a viticultura do país e levar os rótulos argentinos a um novo patamar internacional. Seu trabalho pioneiro com a uva Torrontés lhe rendeu o título de “Rainha do Torrontés”, consolidando sua reputação como uma das maiores especialistas da indústria. À frente da vinícola que leva seu nome, Susana continua inovando, unindo tradição e tecnologia para criar vinhos de identidade única e reconhecimento global.

Com quase quatro décadas de trajetória, sua dedicação e expertise lhe renderam prêmios e homenagens de prestígio, incluindo a entrada no Decanter Hall of Fame e o título de “Lenda da Enologia” pelo crítico Tim Atkin. Além da produção de vinhos, Susana expandiu sua atuação para o enoturismo, inaugurando o hotel boutique Susana Balbo Unique Stays, pensado para proporcionar experiências exclusivas em Mendoza. 

Outro importante nome no mundo dos vinhos é o da uruguaia Fabiana Bracco, que está à frente da vinícola Bracco Bosca. Vinda de uma família de viticultores, ela cresceu entre vinhedos, mas seguiu carreira em Relações Internacionais e Marketing antes de assumir o legado da família em 2016. Desde então, transformou a vinícola em um projeto sustentável e inovador, expandindo sua presença para mais de 21 países e elevando a qualidade dos vinhos produzidos. Seu rótulo Gran Ombú Cabernet Franc, eleito o melhor do Uruguai por cinco anos consecutivos, é um exemplo do sucesso desse trabalho.

Com um olhar empreendedor e uma abordagem criativa, Fabiana se envolve em todas as etapas da produção, da vinificação ao design dos rótulos. Em 2020, ampliou sua atuação no enoturismo com a inauguração da pousada Viña Viva, um refúgio entre vinhedos para apreciadores de vinho e natureza. 

SOBRE O GRUPO WINE

Grupo Wine é o grupo número 1 de vinhos no Brasil, que ocupa o primeiro lugar no ranking de importação. O GW é formado pelas marcas Wine, maior clube de assinatura de vinhos do mundo, Cantu Grupo Wine, a casa das grandes marcas representando mais de 40 produtores premiados e reconhecidos no mundo inteiro e Bodegas Grupo Wine, que atua com inovação na distribuição de vinhos por meio de uma plataforma online de autosserviço B2B. Com a Cantu e Bodegas, o Grupo Wine garante presença em todo o mercado regional de varejo, tanto no off-trade (hipermercados, supermercados, minimercados, hortifrutis e mercearias) quanto no on-trade (bares, restaurantes, casas noturnas, clubes e hotéis) e segue na sua missão de tornar o vinho um produto hiper disponível.

Em 2023, a empresa passou a integrar o ranking Valor 1.000, que reúne as maiores empresas do Brasil. Além disso, em 2024, a empresa lançou a Entre Dois Mundos,  a primeira vinícola de vinhos do Grupo Wine, em parceria com a Miolo e com distribuição exclusiva pela Cantu Grupo Wine. 

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

sobre

Um dia acordei para ‘jornalizar’ a vida com os meus leitores. Nesta época trabalhava no extinto jornal Tribuna do Ceará, de propriedade do saudoso empresário José Afonso Sancho. Daí me veio a ideia de criar o meu próprio site. O ponta pé inicial se deu com a criação do Caririnews, daí resolvi abolir este nome e torna-lo mais regional, foi então que surgiu O site “Caririeisso” e, desde lá, já se vão duas décadas. Bom saber que mesmo trabalhando para jornais famosos na época, não largava de lado o meu próprio meio de comunicação. Porém, em setembro de 2017 resolvi me dedicar apenas ao site “Caririeisso”, deixando de lado o jornal Diário do Nordeste, onde há sete anos escrevia uma coluna social…

© 2022 – CARIRI É ISSO.  by Valdi Geraldo.

plugins premium WordPress