O número de estudantes brasileiros em Portugal cresceu 123% nos últimos cinco anos, de acordo com a Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) do Ministério da Educação português. O interesse dos jovens para estudar no país se intensificou pela facilidade com o idioma e a adesão das instituições de ensino portuguesas à nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Segundo Universities Portugal, os cursos mais procurados são: ciências empresariais, administração e direito. Confira todas as áreas de ensino oferecidas pelas universidades portuguesas no site.
Os jovens que desejam estudar em Portugal podem optar por 17 instituições de ensino que contam com os mais variados cursos. Além da educação tradicional, as universidades portuguesas contam com o ensino politécnico, mais focado na compreensão técnica.
Portugal está na 6º posição em questão de segurança segundo o Global Index 2022. O custo para estudar no país é de R$ 2.752,79 mensais, o que é menor que muitas faculdades brasileiras, e um custo de vida 41% menor do que nos Estados Unidos.