banner-768x100-2

CHINA NÃOENCANTA POR MUITAS COISAS, MAS NA PUNIÇÃO A CORRUPTOS É EXEMPLAR JÁ O BRASIL…

480x480-_Banner-TEA_2025
banner-768x100-2
camra (1)
IMG-20250306-WA0106
Banner_PMB_08.04.2025_480x480px
Cariri é isso 480x480-(Abril Azul)
Imagem do WhatsApp de 2025-02-15 à(s) 11.31.43_cc9844de
6e223926-bf9b-449e-ab7e-7530af758706

Carlos Newton
Bloomberg

Ex-ministro de Ferrovias da China, Liu Zhijun, pegou pena de morte sem poder recorrer.

O jornal Valor Econômico, da Organização Globo, publicou discretamente uma matéria da agência americana de notícias Bloomberg, revelando que a Justiça da China, nos primeiros nove meses do ano de 2024, puniu 589 mil pessoas por corrupção e violações disciplinares, incluindo aceitar ou oferecer suborno. Deve ter batido o recorde, porque em 2023 foram 610 mil condenados.

O mais interessante e significativo é que, segundo publicação no site da Comissão Central de Inspeção Disciplinar da China, 53 autoridades de nível ministerial, ou equivalente, estão entre os punidos.

NÚMERO RECORDE – Assim, a mais recente campanha abrangente anticorrupção da China implicou um número recorde de altos funcionários por dois anos consecutivos, com foco no setor financeiro. Um total de 2.972 outros casos foram transferidos para análise do Ministério Público. 

Entres os condenados estão vários banqueiros, que foram rotulados pelas autoridades como  “hedonistas”, ou seja, pessoas que têm como principal objetivo a busca do prazer.

E por isso criaram um novo comitê de trabalho sobre corrupção financeira, indicando um impulso para uma fiscalização mais permanente do setor financeiro.

EXPLICA TUDO – Enquanto isso, no maior país do lado debaixo do Equador, ocorre exatamente o contrário. A Suprema Corte, em ato nada republicano, não atua nada para moralizar o desmantelo no Brasil. Aqui político virou sinônimo de ladrão e chegamos ao cúmulo da justiça está sendo feita pela própria população, quando por reações abruptas e bem vindas escancaram o verbo conta esses malfeitores, a ponto deles não terem mais a primazia de frequentar lugares públicos tipo bares, restaurantes, estádios de futebol ou até andar livres, leves e soltos pelas ruas desse meu sofrido e vilipendiado Brasil brasileiro.

Depois, em 2021, mesma Suprema Corte “descondenou” empresários ladrões e ordenou que voltassem com seus cúmplices a receber de volta o dinheiro que confessaram haver desviado dos cofres públicos. O Congresso Nacional se gritar pega ladrão ficam poucos sem correr da raia.

P.S. – Essa diferença entre China e Brasil explica muita coisa. Ou pior – explica praticamente tudo.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

sobre

Um dia acordei para ‘jornalizar’ a vida com os meus leitores. Nesta época trabalhava no extinto jornal Tribuna do Ceará, de propriedade do saudoso empresário José Afonso Sancho. Daí me veio a ideia de criar o meu próprio site. O ponta pé inicial se deu com a criação do Caririnews, daí resolvi abolir este nome e torna-lo mais regional, foi então que surgiu O site “Caririeisso” e, desde lá, já se vão duas décadas. Bom saber que mesmo trabalhando para jornais famosos na época, não largava de lado o meu próprio meio de comunicação. Porém, em setembro de 2017 resolvi me dedicar apenas ao site “Caririeisso”, deixando de lado o jornal Diário do Nordeste, onde há sete anos escrevia uma coluna social…

© 2022 – CARIRI É ISSO.  by Valdi Geraldo.

plugins premium WordPress