banner-768x100-2

CARNE BOVINA DO CEARÁ PODERÁ ENTRAR NO ÍTEM DE EXPORTAÇÕES

480x480-_Banner-SEU-BAIRRO_2025
Cariri é isso 480x480-(Abril Azul)
banner-768x100-2
camra (1)
IMG-20250306-WA0106
6e223926-bf9b-449e-ab7e-7530af758706
Imagem do WhatsApp de 2025-02-15 à(s) 11.31.43_cc9844de

Segundo o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Amílcar Silveira, o Ceará poderá estar apto para iniciar exportações de carne bovina até 2024. Além de atingir o mercado internacional, o abastecimento interno do produto também estaria garantido até a data.

A declaração foi feita durante um evento na sede da instituição, em Fortaleza, no qual também foi lançada a campanha “Ceará livre da febre aftosa sem vacinação”. De acordo com o presidente da Federação, o foco do órgão é, primeiramente, garantir o abastecimento da Capital do estado e de sua região metropolitana.

“Surgiu a oportunidade nessas conversas de zona livre para a exportação, também exportarmos carne bovina, mas o nosso interesse no momento é atender o mercado do Ceará, principalmente a Região Metropolitana de Fortaleza, pois de três milhões de cabeças que temos, não existe nenhum frigorífico grande e bom. E a gente precisa se preparar para fazer isso”, complementa.

Para que essa realidade seja possível, no entanto, é necessário erradicar a febre aftosa, uma doença que ocasiona febre e o desenvolvimento de feridas na boca e nos pés de bovinos, caprinos, ovinos, suínos e búfalos. O imunizante anteriormente utilizado para combater a doença deixou de ser utilizado no estado em maio deste ano.

O prazo para essa erradicação no estado foi menor do que o previsto pelo Plano estratégico do Programa Nacional de Vigilância para Febre Aftosa (PE PNEFA), o qual determina que a doença seja eliminada do país, sem a utilização de vacinas, até 2026.

Ceará deve estar preparado para exportar carne bovina em dois anos.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

sobre

Um dia acordei para ‘jornalizar’ a vida com os meus leitores. Nesta época trabalhava no extinto jornal Tribuna do Ceará, de propriedade do saudoso empresário José Afonso Sancho. Daí me veio a ideia de criar o meu próprio site. O ponta pé inicial se deu com a criação do Caririnews, daí resolvi abolir este nome e torna-lo mais regional, foi então que surgiu O site “Caririeisso” e, desde lá, já se vão duas décadas. Bom saber que mesmo trabalhando para jornais famosos na época, não largava de lado o meu próprio meio de comunicação. Porém, em setembro de 2017 resolvi me dedicar apenas ao site “Caririeisso”, deixando de lado o jornal Diário do Nordeste, onde há sete anos escrevia uma coluna social…

© 2022 – CARIRI É ISSO.  by Valdi Geraldo.

plugins premium WordPress