Uma artista brasileira de 15 é escolhida para expor suas obras no maior museu do mundo, o Louvre, na França. Giovanna Flores, de Araucária, no Paraná, dedica sete horas por dia aos desenhos.
Entre os lápis e os papéis, a artista e estudante retrata, na maioria das vezes, rostos de personagens de artistas que admira e conta como aprendeu a desenhar. “Eu fui aprendendo sozinha, eu fui observando e tentava fazer igual no papel”. Segundo ela, nunca fez aulas para aperfeiçoar a técnica.
“Quando ela tinha seis anos, a professora chamou eu e o meu marido para conversarmos. ‘Mãe, pai, ela tem muita facilidade para desenhar e prestem bastante atenção nisso, incentivem com material, com tudo, porque eu acho que ela tem futuro’”, disse Karina Flores, mãe da artista.
O realismo dos desenhos de Giovanna Flores chamou a atenção do mundo e a jovem foi selecionada para expor duas obras inéditas na galeria Le Carrousel, do Louvre, área do museu que apresenta ao público talentos de várias partes do mundo.
“Eu pensei: meu Deus é uma coisa que eu faço todo dia, para mim é normal, é natural. Então, eu fiquei muito impressionada”, conta Giovanna, que procura financiamento para bancar a viagem. Para expor no Louvre, Giovanna Flores já decidiu quais desenhos vai fazer para levar na bagagem: uma obra da atriz Marilyn Monroe e outra em homenagem ao rei do futebol Pelé, que morreu em dezembro.