Depois de ultrapassar 1 bilhão de euros em vendas, a Balenciaga precisa de mais espaço. De origem espanhola, que até então estava localizada no número 40 da rue de Sèvres, no antigo hospital de Laennec, no mesmo endereço da sede de sua controladora Kering, transferiu parte de suas equipes para novas instalações em Paris.
A marca, dirigida por Cédric Charbit e com Demna (Gvasalia) como diretor artístico, está instalada em um prédio de 3.850 metros quadrados na rua Vaneau 16-18, no 7º arrondissement da capital francesa. O edifício foi renovado após quase dois anos de obras, que custaram 16,5 milhões de euros.
Situado junto ao Hôtel de Matignon, residência do Primeiro-Ministro francês, o espaço está distribuído por cinco pisos e dispõe de escritórios, salas de reuniões e um café.
Durante várias décadas, o local abrigou os serviços administrativos e financeiros do Primeiro-Ministro. Foi renovado pelo estúdio de arquitetura DTACC, que reformulou grande parte dos espaços, ampliando-os, acrescentando poços de luz e adaptando a cobertura para criar um terraço verde com vista para os Invalides e a Torre Eiffel.
Além disso, as obras incluíram uma remodelação dos jardins e do pátio interno. Enquanto algumas equipes da empresa já se apossaram dos novos escritórios, outros funcionários continuam trabalhando nas instalações de Laennec.